A Câmara Municipal de Patos encerra nesta quinta-feira, dia 22, a Oficina Interlegis – Marcos Jurídicos, evento realizado em parceria com o Instituto Legislativo Brasileiro do Senado Federal.
No terceiro dia do evento, Luiz Fernando Pires Machado renovou a importância da atualização da Lei Orgânica dos Municípios bem como os Regimentos Internos das Casas Legislativas, uma vez que esses documentos se encontram ultrapassados.
O advogado, José Elenildo Queiroz, que participa da Oficina desde o primeiro dia, parabenizou a Casa Legislativa patoense pela realização do evento devido à importância da atualização das informações, qualidade do curso, do material, interação e capacidade do instrutor.
“Há necessidade de atualização da Lei Orgânica Municipal, do Regimento Interno da Câmara Municipal para se adequar à realidade atual levando em conta que muitas emendas constitucionais ocorreram, muitas mudanças na Constituição Federal brasileira e que o Regimento Interno, as Leis Orgânicas dos municípios estão atrasadas”, disse.
Queiroz destacou que a Oficina envolveria mais vereadores do que aqueles que participaram, tendo em vista que sãos eles os protagonistas do processo no âmbito de cada município.
A Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Patos esteve representada pelo advogado, Lucas Vasconcelos, que também enalteceu a Oficina Interlegis.
“Saudar a Casa Legislativa por trazer um curso de leis na casa das leis buscando o aperfeiçoamento não só da Lei Orgânica, do Regimento Interno, mas, sim, mostrar para os vereadores que estavam aqui, reflexão de se procurar atualizar o Regimento Interno, Lei Orgânica aos olhos da Constituição Federal de 1988 que já teve várias e diversos tipos de emendas, na qual, às vezes, os vereadores, por uma questão interna ou excesso de trabalho ou falta de sessão, acabam deixando seus regimentos Internos em desarmonia com a Constituição Federal”, exemplificou.
Para o advogado, a Oficina realizada pela Câmara em parceria com o Senado Federal é um modelo piloto para implementar e buscar parcerias com a OAB e com os poderes constituídos na busca pelo conhecimento.
Neste terceiro dia, foram abordadas explicações a respeito de Políticas Públicas Municipais, Plano Diretor participativo, Diretrizes Econômicas, Seguridade Social, Regulamento Parlamentar, Poder Legislativo, Organização da Câmara, Competências e funções do vereador, além de sessões plenárias e processo legislativo.
Ascom CMP
ELEIÇÕES 2026 Cicinho Lima vota em Patos e declara confiança em vitória nas urnas
ELEIÇÕES 2026 Flávio Bolsonaro vota no Rio de Janeiro, ao lado da esposa e apoiadores
ELEIÇÕES 2026 Lula vota em São Bernardo-SP, ao lado de Geraldo Alckmin e apoiadores
ELEIÇÕES 2026 Efraim Filho vota acompanhado de Marcelo Queiroga e diz ter “confiança no que vai vir das urnas”
ELEIÇÕES 2026 Em Patos, presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta defende Lula e diz acreditar que o projeto da chapa da situação é o melhor para a Paraíba
ELEIÇÕES 2026 Candidato Nabor vota na manhã deste domingo (04) em Patos, acompanhado de Hugo Motta e comitiva: “Fizemos uma campanha propositiva”
Eleições 2026 Eleições 2026: confira as principais orientações para votar; portões abrem às 08h e fecham às 17h
ELEIÇÕES 2026 Datafolha mostra Lula com 45% e Flávio Bolsonaro com 42% dos votos válidos no 1º turno; em eventual 2º turno, Lula tem 47% contra 46% de Flávio
ELEIÇÕES 2026 Quaest: Lula tem 46% contra 45% de Flávio no 1º turno; em eventual 2º turno, Flávio aparece com 44% contra 42% de Lula Mín. 23° Máx. 36°