A senhora Sebastiana Monteiro do Nascimento, residente no bairro Santo Antônio na cidade de Patos, sertão da Paraíba, procurou a redação do Portal Patosonline.com para fazer um apelo aos secretários de saúde e às autoridades políticas locais e estaduais, no sentido de cobrar do Governo Federal e Estadual, a continuidade no fornecimento do medicamento Anastrozol, indicado para o tratamento do câncer de mama em mulheres.
Sebastiana disse que sua irmã de nome Esther Alves Monteiro, de 71 anos, vinha recebendo a referida medicação há cerca de 4 anos, mas que agora tem sido suspensa pelo Governo Federal, e consequentemente não está sendo fornecida pelo Hospital Napoleão Laureano em João Pessoa.
Sebastiana ressaltou que o médico disse que sua irmã precisa tomar essa medicação por mais cinco anos, mas que no momento está sem ter condições de ter acesso devido a este corte no fornecimento do Anastrozol.
Ela ainda contou que a Secretaria Estadual de Saúde teria recomendado a paciente entrar na justiça para ter de volta o medicamento. Mesmo com respaldo da justiça, a paciente ainda segue aguardando sem ter uma previsão de quando receberá novamente o medicamento.
Sebastiana Monteiro, irmã da paciente, ainda comentou que a exemplo de sua irmã, outros pacientes também estão sofrendo com este mesmo problema da falta de medicamento para portadores de câncer, e ainda com a falta de assistência em outros serviços como na realização de exames e até no direito às passagens de ônibus para deslocamento até João Pessoa.
Sebastiana pediu que olhem para a situação desses pacientes, tendo em vista que as dificuldades são inúmeras, e quase sempre ninguém percebe.
Ouça o apelo de Dona Sebastiana:
Matéria por Patosonline.com
Mín. 23° Máx. 37°