O diretor da agencia do Instituto Nacional de seguridade Social em Patos-INSS, Alberto Simplício, participou do jornal Notícias da Manhã, da Rádio Espinharas FM de Patos e esclareceu que o instituto não irá bloquear nenhum benefício referente ao período março a dezembro, por conta da não realização da prova de vida dos beneficiários.
Alberto afirmou que devido a pandemia da covid-19, o INSS publicou portarias dispensando a realização desse tipo de procedimento na rede bancária, o que não justifica nenhum tipo de bloqueio de beneficiários durante o período.
"Desde o mês de março até dezembro, não está sendo exigido esse procedimento. Agora nada impede de que outros beneficiários tenham deixado de fazer a prova de vida nos meses de janeiro e fevereiro, e por essa razão o ter benefício bloqueado", disse o gerente do INSS.
Além da prova de Vida, Alberto explicou que a renovação da procuração repassada a terceiros, documento que tem validade de um ano, também é um motivo bastante comum para o bloqueio de valores por falta do instituto.
O gerente da agência acrescentou que o INSS deve emitir novos decretos sobre a prova de vida em janeiro de 2021, e orientou os beneficiários a procurar atendimento por meio do número 135 ou pelo aplicativo MEUINSS, para solucionar eventuais problemas relacionados a bloqueio de benefícios.
Por Genival Junior - Patosonline.com
Por Genival Junior - Patosonline.com
Áudio de Misael Nóbrega
Mín. 20° Máx. 35°