Desde o inicio da vacinação contra a Covid-19 na Paraíba, surgiram diversas denúncias dando conta de que pessoas estariam furando a fila no Estado, e sendo imunizada na frente dos grupos prioritários dessa primeira etapa da campanha.
O Ministério Público Federal (MPF) já recebeu 24 denúncias sobre desvios de vacinas de Covid-19, numa prática que segundo a instituição se configura em crime.
De acordo com o balanço, João Pessoa lidera o número de denúncias, com dez e Piancó tem duas.
Também estão na lista dos municípios onde pode ter havido irregularidades, com uma denúncia cada, Sobrado, Juarez Távora, Picuí, Boqueirão, Guarabira, Belém, Bananeiras, Juru, Teixeira, Sousa, Catingueira e Riacho dos Cavalos.
De acordo com o MPF, furar a fila da vacina pode ocasionar em crime de improbidade administrativa contra o agente público responsável pela distribuição das doses. A punição pode ser criminal e administrativa.
O MPF na Paraíba informa que qualquer pessoa pode denunciar desvios de vacina. Para tanto, é só baixar o aplicativo “MPF Serviços” e enviar as informações e provas disponíveis. Isso pode ser feito também pelo portal do MPF ou pelo telefone (83) 9.9108-0933 (atendimento das 8h às 15h).
Esta semana a ex-secretária Municipal de Saúde de Campina Grande, a médica Tatiana Medeiros, formalizou, Ministério Público da Paraíba (MPPB), denúncia de fura-filas na vacinação. Na semana passada, a médica denunciou o caso em suas redes sociais e também denunciou, por meio dos canais do Ministério Público, os casos que ganharam repercussão em toda a Paraíba.
Essa semana o governador João Azevedo (Cidadania) repudiou a postura das pessoas que estariam furando a fila da vacinação no Estado, tomando a vez do grupo prioritário estabelecido pelo Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19.
No entendimento do governador “furar a fila” da vacina é assumir a responsabilidade de deixar outras pessoas que estão mais vulneráveis ao vírus em situação de risco.
PB Agora
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 37°