
O contabilista José Clémerson de Almeida, bastante conhecido em sua área de atuação na cidade de Patos, foi procurado pela reportagem diante de muitas especulações, informações inverídicas e até notícias falsas que circulam nas redes sociais sobre o valor dos combustíveis.
Os aumentos constantes no valor da gasolina e do óleo diesel vem provocando revoltas, não só entre motoristas, mas também na própria sociedade, pois causa efeito cascata e dispara a inflação em diversos setores da economia. Com os aumentos, a tendência tem sido a disparada de produtos diante da política econômica de livre mercado e ausência de interferência do Governo Federal no setor.
Desde o governo do então presidente Michel Temer (MDB), o valor do petróleo está ligado às variações do preço do produto em dólar. Com o dólar em alta e a desvalorização do real, os aumentos no valor dos combustíveis estão variando sempre. A variação tem sido constantemente para cima.
Recentemente, o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) fez um vídeo em seus canais em redes sociais e culpou os impostos estaduais pelos aumentos dos combustíveis. Bastou isso para milhares de cidadãos começarem a culpar os Governadores pelos aumentos. Bolsonaro prometeu “zerar” os impostos federais sobre os combustíveis. A promessa está sendo aguardada.
Clémerson de Almeida disse que o preço dos combustíveis está ligada diretamente ao Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), onde é determinada a alíquota de cada imposto. Na Paraíba, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) é de 27% mais 2% do FUNCEP e cada estado tem a sua, mas o cálculo do combustível não é, como muitos pensam, esse valor do ICMS acrescido no valor de cada litro. Segundo a FECOMBUSTÍVEIS, em média, 44% do valor do combustível é imposto. “Muitos questionam a alta do preço do combustível com relação aos tributos, mas esses percentuais faz muito tempo que são praticados! Na verdade, o que acontece na alta dos preços é o dólar...enquanto o dólar estiver oscilando, e normalmente ele diminui pouco e aumenta muito, vai continuar essa prática e vai aumentar…”, relatou Clémerson.
Nesta sexta-feira, dia 19, o combustível teve mais um aumento. A gasolina subiu mais de 10% e o óleo diesel mais de 15% nas refinarias. “Ou muda a política da Petrobas, que eu acredito que não muda, ou então é rezar para que o dólar baixe…”, finalizou Clémerson que explicou detalhadamente sobre os impostos e os cálculos sobre os combustíveis.
Ouça entrevista com José Clémerson de Almeida:
Jozivan Antero - Patosonline.com
Galeria estourada Moradores do Jatobá denunciam esgoto a céu aberto há mais de uma semana em Patos
Arborização SEMADS intensifica arborização urbana com plantio de mudas em diversos pontos de Patos
Pesquisa de preços Pesquisa do Procon aponta redução do valor do quilo da laranja e aumento no quilo da maçã. Verifique outros produtos
Afastamento médico Jornalista Marcos Oliveira explica ausência da bancada da Rádio Espinharas e fala sobre cirurgia de vesícula
Entrega de alimentos Entrega do PAA beneficia mais de 900 famílias e reforça segurança alimentar no município
Preocupação Açude do Jatobá tem pouco mais de 1,5 milhão de metros cúbicos de água Mín. 22° Máx. 34°