Domingo, 18 de Janeiro de 2026
Banner Dr Romulo
UNIFIP
Banner Nissa Niscar PB
Banner Vera Cruz Topo
Regional Fiscalização

MPPB investiga possíveis irregularidades no transporte escolar em cidades do Sertão da Paraíba

Inquérito determina vistoria obrigatória de veículos e cobra informações das prefeituras sobre frota, motoristas e contratos

18/01/2026 às 06h00
Por: Marcos Oliveira Fonte: Patos Online com MaisPB
Compartilhe:
Foto: Divulgação/Secom-PB
Foto: Divulgação/Secom-PB

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) instaurou, na última sexta-feira (16), um inquérito civil para apurar possíveis irregularidades no transporte escolar em sete municípios do Sertão paraibano. A investigação tem como objetivo verificar se os veículos e condutores que prestam o serviço estão cumprindo as exigências do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e as normas de segurança destinadas ao transporte de crianças e adolescentes.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

O procedimento foi formalizado pelo promotor de Justiça Thomaz Ilton Ferreira e abrange os municípios de Sousa, São Francisco, Joca Claudino, Lastro, Marizópolis, Nazarézinho e Poço Dantas. Além das condições dos veículos, o inquérito também analisa a atuação do poder público municipal na fiscalização e contratação do serviço.

Entre as providências determinadas pelo MPPB está a realização de uma vistoria obrigatória em todos os veículos que realizam o transporte escolar. A inspeção está marcada para o dia 7 de março de 2026, a partir das 7h, na sede do Detran-PB, em Sousa. Apenas os veículos aprovados receberão o selo de autorização para circular transportando estudantes.

O Ministério Público também estabeleceu prazo de 20 dias para que a Prefeitura de Sousa apresente uma série de documentos, entre eles:

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora
  • Relação completa dos veículos próprios e contratados utilizados no transporte escolar;

  • Identificação dos motoristas, com comprovação de habilitação nas categorias exigidas e participação em curso específico para condutores de escolares;

  • Cópias dos contratos e processos licitatórios do serviço, com detalhamento das rotas e dos alunos atendidos.

    Continua após a publicidade
    Banner Imperial Madeiras

Além disso, o Conselho Tutelar de Sousa foi acionado e deverá informar ao MPPB se o transporte escolar atende de forma adequada todos os alunos da rede municipal, incluindo critérios como pontualidade, segurança e cobertura na zona rural.

Por Patos Online
Com informações do MaisPB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 07h01 - Fonte: ClimaTempo
24°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 34°

Seg 35°C 22°C
Ter 34°C 23°C
Qua 35°C 22°C
Qui 36°C 22°C
Sex 35°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras