
Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 24, o novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que medidas de restrição severas, como o lockdown, não devem ser uma prática adotada em âmbito federal. “Quem quer o lockdown? Ninguém quer lockdown. O que nós temos, de um ponto de vista prático, é adotar medidas sanitárias eficientes que evitem lockdown. Até porque a população não adere ao lockdown. Vamos aqui: a vacina é importante, mas o uso de máscaras é fundamental, precisamos usar máscaras, precisamos manter um certo distanciamento. Então, vamos buscar uma maneira de disciplinar essa movimentação social, esse distanciamento, para que se evite a figura do lockdown e tenhamos políticas eficientes”, afirmou. Para buscar essas políticas, o ministro pregou o diálogo entre as pastas do governo. Ele citou a criação do comitê de crise da pandemia como um espaço de diálogo para decidir sobre as medidas adotadas no futuro e se comprometeu a visitar hospitais do país para analisar condições e possíveis pontos de melhoria.
Questionado sobre uma possível perda de credibilidade do governo federal com a mudança na forma de computar as mortes pela Covid-19 no país, Queiroga pontuou que o compromisso da pasta é com a transparência e que os dados serão colocados “de maneira clara” nas plataformas da Saúde tanto em relação a óbitos, quanto em relação à disponibilidade de leitos e quantidade de pessoas diagnosticadas. Ele garantiu que as medidas implementadas nesta quarta-feira não foram feitas a mando dele e ficou impaciente diante de perguntas sobre uma possível estratégia para maquiar as mortes d Covid-19 com essa mudança. “Não sou maquiador, sou médico, minha função não é maquiagem, minha função é salvar vidas”, disse. Ao fim da coletiva, Queiroga prometeu analisar a mudança e divulgar uma nota esclarecida sobre o assunto em breve. “Vamos fazer essas questões de maneira muito transparente para que a sociedade brasileira tenha confiança no Estado brasileiro”, afirmou.
Jovem Pan
Campanha solidária Mãe de criança com paralisia cerebral lança campanha para adquirir carrinho postural em Juazeirinho
Despedida Sob comoção, mulher que morreu por suspeita de intoxicação alimentar em Pombal é sepultada
Campanha solidária Moradora que teve casa alagada após chuva de 124 mm em Mãe d’Água lança campanha solidária Mín. 23° Máx. 35°