
Vários trabalhadores que estão prestando serviços à empresa Tabocas Empreendimentos S/A realizaram um protesto para pressionar os diretores diante de desrespeito às leis trabalhistas. A revolta começou neste sábado, dia 27, e se estendeu também no domingo, dia 28.
O escritório com almoxarifado e o alojamentos da Tabocas Empreendimentos estão localizados na antiga Concessionária Mercedes Benz e também às margens da BR 230, em Patos. Os trabalhadores relataram que a empresa não vem pagando horas extras, não está respeitando as folgas, vem pagando salários bem abaixo dos pagos em outras regiões, não respeita os feriados e cria obstáculos para registro de ponto na hora real de entrada e saída.
Alguns líderes do movimento que reivindicam respeito às leis trabalhistas usaram correntes com cadeados e fecharam os portões para evitar que colegas saíssem para trabalhar. Em decorrência desse fato, a administração recorreu da força policial para liberar os portões, porém, outra informação é de que houve denúncias de possível presença de drogas no alojamento.
A ação das guarnições da Polícia Militar e da Polícia Civil foi criticada pelos trabalhadores, que alegam intimidação e constrangimento durante o ato. A ação foi filmada e alguns vídeos circulam nas redes sociais.
Os trabalhadores denunciam que estão desamparados pelo Ministério do Trabalho e por qualquer outra fiscalização que iniba os abusos cometidos pela empresa. Eles alertam que estão batendo o cartão de ponto de acordo com o que quer a empresa, porém, essa não é a realidade dos horários de entrada e saída.
A Empresa Tabocas Empreendimentos S/A está realizando serviços de construção das linhas de transmissão de energia eólica nos parques localizados na região de Santa Luzia. As linhas de transmissão passam pelo sertão e seguem até o Ceará.
Em contato com o Comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, a reportagem foi informada que as guarnições foram solicitadas por escrito pela gerência da empresa e pela Polícia Civil para averiguar a situação de presença de drogas. A questão dos portões fechados impedindo o direito de ir e vir também foi solicitada para evitar excessos. O comandante relatou que a ação aconteceu dentro da normalidade e tranqulidade.
O espaço fica aberto para a empresa dar sua versão diante das denúncias apresentadas pelos trabalhadores.
Jozivan Antero - Patosonlline.com
Arborização SEMADS intensifica arborização urbana com plantio de mudas em diversos pontos de Patos
Pesquisa de preços Pesquisa do Procon aponta redução do valor do quilo da laranja e aumento no quilo da maçã. Verifique outros produtos
Afastamento médico Jornalista Marcos Oliveira explica ausência da bancada da Rádio Espinharas e fala sobre cirurgia de vesícula
Entrega de alimentos Entrega do PAA beneficia mais de 900 famílias e reforça segurança alimentar no município
Preocupação Açude do Jatobá tem pouco mais de 1,5 milhão de metros cúbicos de água
Balanço UPA Otávio Pires Lacerda realiza mais de 60 mil atendimentos médicos em 2025
Inauguração Nabor participa de reabertura da Casa da Cidadania e destaca importância dos serviços para o Sertão
Questionamentos Morador da Rua do Prado questiona reposição de poste removido na localidade
Denúncia Sindicato denuncia retenção de macas do SAMU no Hospital Regional de Patos; direção emite nota e se posiciona Mín. 23° Máx. 36°