
O presente prognóstico foi realizado pela Gerência de Monitoramento e Hidrometria da AESA/Sala de Situação em consenso regional a partir da reunião de Análise e Previsão Climática para o leste do Nordeste realizada no dia 24 de março de 2021, coordenada pela Agência Pernambucana de Água e Clima – APAC /PE.
De acordo com o relatório, as condições climáticas e oceânicas apontam para chuvas variando de normais a abaixo da média no Cariri, Sertão e Alto sertão da Paraíba dentro do trimestre março, abril e maio.
O mesmo relatório ressalta a formação de um dipolo positivo do Atlântico (Atlântico Norte quente e Atlântico Sul frio na altura da costa leste do Nordeste) observado nos últimos meses, algo que colabora para posicionar a Zona de Convergência Intertropical ao norte de sua climatologia dentro do referido trimestre. Essa configuração oceânica é desfavorável para uma estação chuvosa de boa qualidade no Semiárido do estado, e poderá contribuir para uma grande má distribuição espacial e temporal das chuvas dentro do citado período.
Ainda de acordo com o relatório, as chuvas poderão variar entre 25% acima ou abaixo da média dentro do período no interior do Estado, algo que é associado ao padrão de estação chuvosa muito irregular que deverá ser observado nos meses de abril, maio e junho na região.
Patosonline.com
João Pedro 2026 Rey Vaqueiro, Simone Mendes, Seu Desejo, Neiff, Calcinha Preta e mais: Prefeitura de Desterro anuncia atrações do João Pedro 2026
MPPB Justiça atende MPPB e condena ex-secretária de Santana de Mangueira por improbidade
Chuvas em 2026 Inverno se consolida com chuvas regulares no Sertão, e sertanejo já sonha com boa safra
Recarga hídrica Barragem da Farinha atinge quase 90% da capacidade em Patos; Capoeira ultrapassa os 16%
Chuvas em 2026 Chuva nos municípios cabeceiras do Rio Farinha aumenta expectativa de recarga para a Barragem da Farinha, em Patos
Cempeonato Condado fortalece o esporte com realização do Campeonato de Veteranos 40tão
Chuvas Patos registra 87 mm nas últimas 24h, e Mãe d’Água é o primeiro município a ultrapassar 600 mm no acumulado em 2026
Infraestrutura Infraestrutura de Olho d’Água realiza reparos emergenciais em açude e trabalha para restabelecer acesso de comunidade rural
Mudanças DER instala quebra-molas em trecho da PB-262, entre São José do Bonfim e Teixeira Mín. 22° Máx. 36°