O médico de Santa Terezinha, José Victor Silva Rocha, Médico de Família e Comunidade em contato com Blog do Jordan Bezerra enviou nesta quinta-feira(15) uma resposta ao vereador Edcarlos Soares (PSDB),sobre uma denúncia feita na última sessão.
Entenda o caso
Na sessão ordinária remota que aconteceu nessa sexta-feira (9) o vereador Edcarlos Soares disse que algumas pessoas estavam reclamando do atendimento do médico.
Veja o trecho: “Muitas pessoas estão reclamando do atendimento do médico do PSF, não tem experiência e fica perguntando qual remédio paciente quer tomar. Espero providência do prefeito e a secretária de saúde”.
RESPOSTA DO MÉDICO À DENÚNCIA REALIZADA
Meu nome é Victor, tenho 32 anos e sou médico há 05 anos, formado pela Universidade Federal de Campina Grande. Sou especialista em Medicina da Família e Comunidade, área que exerço aqui no município. Além disso, sou preceptor da residência de Medicina da Família e Comunidade da FIP. Trabalho ainda prestando serviço a uma empresa de engenharia na área de medicina do trabalho. Não sou um médico recém-formado, apesar do rosto jovem. Trarei meu diploma da universidade e da residência médica para deixar exposto e sirva para satisfazer a vontade de quem o deseja ver. Eu me considero apenas mais um ser humano, mais um membro da equipe, com minhas responsabilidades próprias, assim como qualquer outro membro, sem distinção de importância. Eu não sou um médico que quer passar superioridade intelectual, econômica ou social. Não faz meu perfil, possivelmente, por isso, eu me tornei um médico de família e fui convidado para trabalhar aqui. Não tenho relações com ninguém da gestão municipal fora do trabalho, fui convidado em virtude do meu desempenho profissional. É com certa surpresa que recebo uma “espécie de denúncia” que afirma que “o médico (Eu) não está consultando e só pergunta o que o paciente quer tomar”. O denunciante interpreta opiniões de pessoas que se surpreenderam durante uma consulta médica ao serem perguntadas que tratamento elas esperam. Essas pessoas se surpreendem com uma pergunta como essa porque uma pergunta como essa não era normalmente feita há alguns anos. A medicina evolui, e com ela, novos médicos, principalmente os especialistas na área, como eu, também. Atualmente, a consulta não se processa da mesma maneira que acontecia há 30 anos, quando o médico era o “rei do pedaço” que mandava e desmandava, não podendo sequer ser questionado nem por outros membros da equipe. Hoje, O PACIENTE E SUAS OPINIÕES E PERCEPÇÕES TAMBÉM SÃO IMPORTANTES PARA A CONDUÇÃO DO CASO. Saber o que o paciente espera da consulta médica ajuda e muito a compreender e a guiar o atendimento, fazendo inclusive parte do Método Clínico Centrado na Pessoa. Esse método pode ser encontrado no Capítulo 13, volume 1 página 113, do Tratado de Medicina da Família e comunidade (GUSSO e LOPES), material conhecido por todas as residências do país na área da MFC. Sobre isso, eu literalmente dou aula. Caso alguém tenha alguma dúvida pode conversar comigo ou PROCURE QUALQUER ESPECIALISTA EM MEDICINA DA FAMÍLIA para que ele tire suas dúvidas. Pessoas sérias não se guiam por achismos ou suposições. A quem não conhece minha consulta, deixo meu convite para que venha conhecer e possa constatar por conta própria se o atendimento o satisfaz ou não. E, apesar da incompreensão da situação por parte de algumas pessoas, continuarei perguntando “o que você espera da consulta” ou mais coloquialmente “que remédio você quer tomar”?
José Victor Silva Rocha, Médico de Família e Comunidade.
Blog do Jordan Bezerra
Mín. 23° Máx. 37°