A remessa com 75,1 mil doses de Coronavac que chegou na Paraíba no último fim de semana com o objetivo de colocar em dia o esquema vacinal de quem estava com a segunda dose atrasada foi distribuída para 63 municípios paraibanos.
As doses foram encaminhadas em duas remessas, sendo a primeira na madrugada do sábado para o domingo (25), para que os municípios pudessem adiantar a aplicação, e outra nessa segunda-feira (26), após informação a justiça sobre o cumprimento da ordem judicial.
Esta remessa foi enviada especialmente em cumprimento a uma decisão da Justiça para resolver o problema do atraso na aplicação da segunda dose da vacina, já que muitas pessoas estavam com a imunização em atraso.
O problema ocorreu depois que o Ministério da Saúde informou que os municípios não precisariam mais reservar as vacinas para a segunda dose, podendo usar esse estoque para vacinar o máximo de pessoas possível com a segunda dose da vacina. A ideia era de que, com o abastecimento constante de vacinas, não faltariam doses, mas um atraso na produção do Instituto Butantan e a redução nas estimativas de entrega levaram a falta do imunizante em diversos locais.
Nessa segunda-feira (26), o Ministério da Saúde voltou atrás e o ministro Marcelo Queiroga recomendou que as doses necessárias para aplicação da D2 sejam guardadas.
Confira a quantidade de vacina recebida por cada município para atualização das segundas doses:
Clickpb
Mín. 22° Máx. 37°