
Neste dia 1º de Agosto de 2021 a Rádio Espinharas de Patos completa 71 anos de fundação. A emissora, que é a terceira mais antiga da Paraíba, foi criada por Pereira Lira, chefe da Casa Civil do Presidente Dutra, que à época pretendia ser candidato a senador e, portanto, resolveu instalar três emissoras de Rádio no estado, e uma delas foi a Espinharas.
Ao longo de sua História, a Rádio Espinharas tem resguardado a tradição, a credibilidade e a ética juntos aos seus ouvintes e parceiros. Por isso ela goza de um alto índice de respeitabilidade. A emissora patoense é referência e também serve de escola para muitos profissionais do meio radiofônico do sertão.
A linha editorial é mantida nos parâmetros da ética, da moral e da fé, valores esses que são inegociáveis.
Recentemente a Rádio Espinharas criou o Clube do Ouvinte "Amigos da Rádio Espinharas", em que os ouvintes tornam-se sócios e amigos da emissora, para ajudar a manter a Rádio. Os sócios ganham brindes e dedicatórias, e o objetivo principal é ampliar os programas religiosos na Emissora Católica.
Atualmente a emissora está sob os cuidados da Fundação Cultural Nossa Senhora da Guia. A composição administrativa da Rádio Espinharas tem a seguinte formação: diretor-presidente Bispo Dom Eraldo Bispo da Silva e os padres Fabrício Dias Timóteo, Jair Tomazella e Pedro Custódio, tendo como gerente a jornalista Alaís Cavalcante.
Um pouco da História
A emissora foi bem recebida pela população de Patos, pois até então a cidade só contava com alguns pontos de difusora, que ficavam espalhados pela região central da cidade. Com o advento da rádio, os artistas locais tiveram destaque e oportunidade de expor para toda a região sertaneja seus talentos e frutos. Moradores de cidades circunvizinhas passaram a visitar o prédio da emissora para conhecer suas instalações e seus então colaboradores.
Grandes nomes do rádio passaram pela Espinharas, a exemplo de Batista Leitão, Virgílio Trindate, Edileuson Franco, Paulo Porto e outros importantes profissionais da comunicação no rádio, que construíram o legado da emissora e fizeram história com seus programas de sucesso.
Nos dias de hoje
O Jornalista Marcos Oliveira é hoje o diretor de jornalismo da emissora. Ele contou um pouco do prazer em fazer parte desta história de informação e compromisso social.
“Como diretor de jornalismo da Rádio Espinharas, é um orgulho trabalhar numa empresa de comunicação com 68 anos de história; é uma tradição não só para Patos, mas também para o sertão e para a Paraíba. É um desafio, pois tudo se moderniza, mas, mesmo assim, parte do jornalismo da rádio ainda se mantém tradicional”, expressou o diretor.
“O Espinharas Notícias hoje tem a cara do radiojornalismo que deveria sempre ter; padrão: política, polícia, esportes, e a participação do povo, cotidiano centralizado no regional. Há 10 anos nós chegamos aqui, e ainda não havia jornalismo. Sem condição de funcionamento, mas justamente quando a nova direção assumiu, nós conseguimos fazer essa reformulação no jornalismo”, completou.
Para a Gerente Administrativa da Rádio Espinharas, Alaís Cavalcante, é motivo de orgulho poder estar contribuindo para a história de um veículo tão importante para a região.
"Tenho muito orgulho em fazer parte desta emissora tão conceituada. Agradecemos o carinho e o respeito que nossos amigos, clientes, digo assim, tem com a Rádio Espinharas", expressou Alaís.
Já o padre Fabrício Timóteo enfatizou o valor que a Rádio tem para a cidade de Patos, além de lembrar sua importância na evangelização do povo sertanejo.
“É com grande alegria que nós celebramos mais um aniversário dessa grandiosa, honrosa e frutífera emissora: a Rádio Espinharas de Patos. Esta que é célebre, tradicional, e que tem um papel preponderante em todo o sertão paraibano, além de ser uma emissora histórica. São muitos anos de informação, de conscientização, de mobilização. São anos de interação com a sociedade. Temos muitos motivos para louvar a Deus por esta emissora existir, estar e permanecer entre nós”, destacou o padre.
Fabrício Timóteo ressaltou ainda a importância dos ouvintes e colaboradores para o funcionamento e manutenção da emissora no sertão.
“Além de louvar a Deus, nós queremos agradecer a cada um dos radiouvintes que motiva a existência desta emissora, que motiva a função de comunicadora da boa nova, que esta emissora também desempenha”. Lembrou Pe. Fabrício.
Recentemente a emissora perdeu dois grandes profissionais, Roberto Fortunato (jornalista-apresentador), que faleceu no dia 02 de julho em sua residência, após sofrer um infarto, e Maciel Alves (Operador de áudio), que morreu vítima de complicações causadas pela covid-19, fato ocorrido no 21 de julho.
Aos dois, todas as nossas homenagens!

Patosonline.com
Com adaptação do texto de Jordan Bezerra
Nova previsão Meteorologista Mário Leitão afirma que Patos pode ter chuvas dentro da média histórica em janeiro
Nota de falecimento Morre em Patos o marceneiro Durval Barbosa da Silva, aos 84 anos, pai dos jornalistas Hélio e Hércules
Reclamação Morador reclama de escuridão após retirada de luminária de poste que deveria ser trocado na Rua do Prado, em Patos
Pedido de ajuda Moradora faz apelo por resgate de cadela ferida no Conjunto Vista da Serra, em Patos
Castração de animais Secretária de Bem-Estar Animal destaca importância da castração na redução de ataques de cães, em Patos-PB
Animais de rua Secretária orienta população sobre como agir ao se deparar com animais agressivos nas ruas
Terreiro do Forró Prefeitura de Patos abre licitação de R$ 15,7 milhões para construção do novo Terreiro do Forró
Falta de água Cagepa emite comunicado sobre intermitência no abastecimento de água em Patos e cidades atendidas pelo Sistema Coremas/Sabugi
Problemática Incêndios recorrentes e uso de drogas em terreno abandonado preocupa moradores no bairro São Sebastião, em Patos Mín. 21° Máx. 37°