O município de Patos teve o voo comercial inaugural realizado no último domingo (8), no Aeroporto Regional de Patos – Brigadeiro Firmino Ayres. O avião decolou do Aeroporto Internacional de Recife (PE) com destino a Patos.
Mas do que uma linha aérea comercial, que já opera em pleno funcionamento, a nova rota à Capital do Sertão abre as portas de novos horizontes econômicos para a região. Patos está em uma localização estratégica no sertão, de fácil acesso aos estados de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte, o que torna um benefício a mais para o uso da rota.
O economista Flávio Franklin afirma que essa integração regional proporcionada pelos voos pode atrair novas relações comerciais.
“Economicamente falando, isso traz ralações comerciais, intensifica a relação de passageiros, comércio e produtos. Então isso faz com que haja uma integração do ponto de vista local, regional, e porque não dizer nacional, visto que o sertão da Paraíba, devida a sua grande vastidão, com essa rota, ela não atende só ao município de Patos, mas todo o sertão”, destacou o economista.
Ainda de acordo com Flávio, isso faz com que o aeroporto seja um canal de comunicação entre o comércio local, o regional e o nacional.
A expectativa é que o fluxo aumente gradativamente, promovendo o desenvolvimento econômico e o turismo de Patos e de outros municípios da região.
No lançamento do voo, o Governo da Paraíba anunciou ainda que o aeroporto de Patos receberá investimentos da ordem de R$ 35 milhões, promovendo mais segurança e a chegada de linhas internas, ligando João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras.
Ray Santana – TV Contexto
Mín. 22° Máx. 36°