Os municípios paraibanos estão autorizados a aplicarem a dose de reforço contra Covid-19 em idosos acima de 70 anos e em pessoas imunossuprimidas. A decisão foi aprovada na 8ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) que também deliberou sobre a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos, com e sem comorbidade. A inserção deste novo público se dará após a chegada de novas doses, específicas para esta faixa etária, ainda esta semana.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) orienta que a vacinação de reforço para idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos seja feita de forma simultânea aos públicos atuais e, preferencialmente, com imunizantes da Pfizer, sendo respeitado o intervalo de 6 meses após o fechamento do esquema vacinal (dose 2 ou dose única) para os idosos, e de forma decrescente. Já para os imunossuprimidos, a dose extra deve ser ministrada 28 dias após a conclusão do esquema, conforme preconiza a Nota Técnica do Ministério da Saúde.
Sobre a vacinação dos adolescentes entre 12 e 17 anos, o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, destaca que a viabilização será possível devido ao incremento na quantidade das doses de vacinas destinadas à Paraíba. Ele pontua que o estado deve receber cerca de 200 mil doses nos próximos dias.
“A decisão do ministério já contempla este público no PNI com doses da Pfizer. No entanto, só poderíamos viabilizar a vacinação destes jovens junto aos municípios com um quantitativo de imunizantes destinados especificamente para esta faixa etária, o que vai ser realizado a partir da chegada das novas vacinas ainda nesta semana”, enfatiza.
Geraldo Medeiros reforça que os municípios podem iniciar imediatamente a vacinação de idosos acima de 70 anos e na população imunossuprimida, caso ainda possuam doses armazenadas. O intuito é evitar o desperdício destas doses e ainda reforçar a proteção de pessoas mais vulneráveis ao agravo.
Já em relação à vacinação dos adolescentes, o secretário de saúde enfatiza que o gerenciamento fica a cargo dos municípios “Os gestores municipais são responsáveis pela estratégia vacinal e devem fazer a busca ativa da população acima dos 18 anos para garantir 100% de cobertura vacinal”, finaliza Geraldo Medeiros.
Fonte: Portal ClickPB
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 36°