O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Fernando Catão, fez um alerta à equipe do Governo sobre a situação hídrica do Estado. Ao encerrar o encontro com a presença do governador João Azevedo e de secretários estaduais, na sede do TCE-PB, Fernando Catão ressaltou ainda a preocupação com as áreas de saúde e educação.
Para o presidente do TCE, são necessárias políticas públicas bem definidas relacionadas às questões hídrica e ambiental do Estado. “O problema existe e temos que apontar soluções para resolvê-los. Estamos numa situação muito grave”, observou.
Fernando Catão destacou que o Tribunal de Contas da Paraíba tem acompanhado com especial atenção, ao longo do tempo, os problemas da escassez de água e da gestão dos recursos hídricos no Estado. Sob sua relatoria, o TCE já promoveu auditorias especiais no ‘Projeto do Perímetro Irrigado das Várzeas de Sousa’ e para ‘Avaliação da Situação Ambiental do Entorno dos Principais Reservatórios Artificiais do Estado’. A Corte realizou, também sob sua coordenação, em setembro/2016, o seminário “A Crise Hídrica no Semiárido Paraibano”, que reuniu no Centro Cultural do TCE os maiores especialistas do país para exposições, painéis e debates sobre o tema.
O presidente do Tribunal de Contas recebeu, na manhã desta sexta-feira, a visita do governador João Azevedo para uma reunião técnica que envolveu conselheiros, integrantes do Ministério Público de Contas e secretários estaduais do governo.
Pelo TCE-PB, participaram do encontro os conselheiros Fábio Nogueira, Nominando Diniz, Arnóbio Viana, André Carlo e Antônio Gomes. Também estavam presentes os conselheiros substitutos Oscar Mamede, Renato Sérgio e Antônio Cláudio. Representando o Ministério Público de Contas, participaram o procurador Bradson Tibério Luna Camelo, auditores e diretores do TCE.
“É fundamental que o Tribunal, como órgão de controle, sempre dialogue com as instituições. Essa é uma oportunidade de estreitarmos os entendimentos voltados para a prestação de um melhor serviço público aos paraibanos”, evidenciou o presidente Fernando Catão. Ele lembrou que o Tribunal de Contas está de portas abertas, a fim de orientar no que for possível, dentro da legalidade.
No encontro, o governador apresentou as ações desenvolvidas pela gestão estadual entre 2019 e agosto de 2021. Foram abordados temas nas áreas de saúde, educação, ciência e tecnologia, segurança pública, assistência social, habitação, cultura, infraestrutura, desenvolvimento econômico e participação popular, entre outros.
Pela equipe de governo, participaram os secretários estaduais Jacqueline Gusmão (Administração), Marialvo Laureano (Fazenda), Gilmar Martins (Planejamento, Orçamento e Gestão), Nonato Bandeira (Comunicação Institucional), Daniel Beltrammi (executivo da Gestão da Rede de Unidades de Saúde da Paraíba), Letácio Guedes (controlador-geral do Estado), Fábio Andrade (procurador-geral do Estado) e Ronaldo Guerra (chefe de gabinete do governador).
Ascom/TCE-PB
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 36°