
Em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira, dia 5, o delegado seccional da Polícia Civil, Cristiano Jacques, concedeu informações detalhadas sobre a atual guerra de facções que vêm provocando medo na população. Apesar do sentimento do povo, o delegado assegurou que a segurança em Patos está garantida e as forças estão sob controle da situação.
O delegado negou que Patos esteja vivendo momento de insegurança e disse que os homicídios e tentativas pode ter a ver com a guerra pelo domínio de áreas para o tráfico de drogas. São bairros que ficaram sem comando após a morte de chefes do crime e agora estão sob a mira de grupos criminosos. Apesar disso, ele reafirmou que a polícia está no comando e a população não tem o que temer.
“Bem, as investigações realizadas pela Delegacia de Homicídios e Entorpecentes de Patos estão sendo bastante proveitosas. É porque nós não podemos divulgar certas informações porque as investigações estão tramitando, mas as respostas já estão aparecendo. Como o Coronel Campos falou, recentemente nós tivemos três prisões, ontem cumprimos um mandado de prisão de um indivíduo bastante significativo para o crime de Patos. Essa onda que está havendo de confronto entre eles está sendo investigada. No momento oportuno, daremos a resposta para que possamos acalmar a situação e resgatar o sentimento de segurança que criaram de forma equivocada através das redes socais como se Patos estivesse em um momento de insegurança, mas não é verdade. As forças de segurança estão prontas, estão combatendo e a parte de inteligência está acontecendo para que possamos dar uma resposta”, disse Jacques.
Segundo ele, as imagens de armamento pesado publicadas por grupos de criminosos não são verdadeiras e pertencem a outras cidades. Para Jacques, os próprios bandidos visam amedrontar os opositores do crime organizado, a fim de impedir outros ataques.
“Esse tipo de armamento de grosso calibre é geralmente utilizado em assaltos a banco., principalmente o fuzil. Mas eles pegam imagens que não são daqui para tentar criar essa sensação de insegurança, mas tentam criar, a população acaba se deixando influenciar. A polícia gostaria muito que eles avisassem que estão com armas, mas eles não fazem isso. Nenhum bandido vai mostrar arsenal que tem, eles fazem isso com a finalidade de intimidar a oposição, mas sabemos que isso não é real”, esclareceu o delegado.
De acordo com Jacques, as polícias estão divulgando poucas informações para não comprometer as investigações, mas fez questão de destacar que o trabalho não parou em nenhum minuto.
“A polícia investiga essa situação, mas com a fase de conclusão será pedido medidas finais para tentar responsabilizar essas pessoas. É tipo uma estratégia para intimidar o grupo de oposição. A população de Patos pode ter certeza de uma coisa, as polícias estão trabalhando. Não é difícil deduzir que é uma guerra entre eles, pelo tráfico de drogas, são disputas por áreas”, afirmou o delegado.
Ainda segundo ele, a população não precisa ficar amedrontada e também não é bom acreditar em tudo que é postado nas redes sociais.
Ouça outros detalhes no áudio abaixo:
Patosonline.com
Áudio - Higo de Figueiredo (Rádio Espinharas FM, 97,9)
JUSTIÇA Padre investigado por declarações durante missa firma acordo e deverá se retratar publicamente
DESAPARECIMENTO Família procura homem desaparecido desde o último sábado (18) em Patos
TRAGÉDIA Dois irmãos morrem após serem atropelados por caminhão de lixo em Sousa
AÇÃO CRIMINOSA Grupo invade três estabelecimentos e realiza série de assaltos durante a madrugada em Boa Vista
ACIDENTE Duas pessoas ficam feridas em colisão entre motos no Centro de Patos, na noite deste domingo (19)
ACIDENTE Motociclista fica ferido após colisão com carro em Teixeira
ACIDENTE GRAVE Colisão entre motos deixa três feridos na PB-238, entre Teixeira e Desterro; mulher em estado grave é transferida para Campina Grande
VIOLÊNCIA Adolescente de 15 anos é executado a tiros dentro de residência em Itaporanga
INQUÉRITO Polícia Civil vai investigar acidente que matou jovem de 21 anos no Centro de Patos; delegado detalha Mín. 21° Máx. 33°