A Secretaria de Estado da Saúde (SES) emitiu alerta, nessa segunda-feira (23), sobre a baixa procura por doses de reforço de vacinas contra a Covid-19. Em 18 de maio, 1.860.227 pessoas haviam recebido a primeira dose de reforço (ou 3ª dose). Cinco dias depois, o acumulado era 1.864.246 pessoas, um crescimento de pouco mais de 4 mil doses. Em paralelo à baixa procura por vacinação, está o aumento da ocupação de leitos por pacientes com Covid. De 8 a 14 de maio, a Paraíba tinha seis pacientes em unidades de terapia intensiva (UTI). Na semana seguinte, entre 15 e 21, 11 pessoas ocupavam o mesmo tipo de leito.
A secretária Estadual de Saúde, Renata Nóbrega, defende a importância de ampliar a aplicação das doses de reforço, principalmente por causa dos festejos previstos para o mês de junho em todo estado.
“Estamos às vésperas de um período turístico muito esperado devido ao hiato de dois anos imposto pela pandemia e sabemos que a Paraíba receberá um número expressivo de turistas de todas as regiões do Brasil e do mundo. Assim, é importante que todos atualizem sua situação vacinal o mais rápido possível para estarem protegidos mesmo com a grande circulação de pessoas no estado”, alertou.
A secretária reforça que toda a população a partir de 18 anos está apta a receber uma dose de reforço e que as pessoas com mais de 60 anos que tomaram a primeira dose de reforço há mais de 4 meses precisam procurar um posto de saúde para atualizar a situação vacinal.
“Há mais de um milhão de paraibanos sem a primeira dose de reforço e, até o momento, pouco mais de 44 mil pessoas tomaram a segunda dose de reforço. As vacinas estão nos postos de saúde e contamos com o apoio da população para que todos tenham segurança no período junino, que também é mais propenso a infecções respiratórias em geral”, recomendou.
O relatório que traz dados epidemiológicos entre os dias 15 e 21 de maio registra 448 novos casos de Covid-19 e três vidas perdidas no período. Agora, a Paraíba totaliza 603.883 casos da doença, dos quais 10.218, infelizmente, evoluíram para óbito. Também foi destacado um aumento de 21% nos casos confirmados na faixa etária de 30 a 39 anos (92 casos) e 19% na faixa etária de 40 a 49 anos (86 casos).
João Pessoa foi o município que registrou o maior número de casos, com 254 ocorrências. Campina Grande registrou 42; Araçagi vem na sequência com 16 casos; Patos tem 11 e Cabedelo e Cajazeiras tiveram 10 casos confirmados, cada. Os municípios que mais apresentaram casos foram: João Pessoa (254), Campina Grande (42), Araçagi (16), Patos (11), Cabedelo (10) e Cajazeiras (10).
Os óbitos registrados no boletim do dia 21 de maio aconteceram entre os residentes dos municípios de João Pessoa (1) e Santa Rita (2). As vítimas eram duas mulheres e um homem com faixa etária de acima de 60 anos.
A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo estado é de 9%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 14%. Em Campina Grande, estão ocupados 7% dos leitos de UTI adulto e no sertão, 0% dos leitos de UTI para adultos. Ao todo, 49 pacientes estão internados em uma unidade pública de referência para a Covid-19.
A campanha de vacinação contra Covid-19 começou no dia 19 de janeiro de 2021 e, até essa segunda-feira (23), aplicou um total de 8.775.656 doses de vacinas, sendo que 9.430.248 foram distribuídas aos municípios.
De acordo com a SES, 3.507.387 pessoas foram vacinadas com a primeira dose (93,5% do público alvo) e 3.310.856 completaram os esquemas vacinais primários, o que representa 88,26% da população com cinco anos ou mais. No caso das doses de reforço, a situação atual é:
Fonte: Portal Correio
Emocionante SAMU realiza parto natural e humanizado em residência de Catingueira e emociona equipe
Ação Solidária Hospital Day UNIFIP e Sicredi Patos realizam ação social com sorteio de cadeira de rodas
Detran Prova da baliza deixa de ser obrigatória em alguns estados, mas Paraíba mantém exigência
Pronunciamento Cicinho Lima diz estar envergonhado e afirma que fez seu “papel de pai” ao conduzir João Lima à delegacia
Concurso público Paraíba tem 597 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 19 mil
Sonho realizado Sanfoneiro mirim paraibano realiza sonho de conhecer Flávio José: 'uma grande referência' Mín. 23° Máx. 37°