A reportagem do Patosonline.com recebeu duas denúncias de populares referentes a demora no atendimento na UPA Dr. Otávio Pires de Lacerda (UPA do Bivar), na noite da última terça-feira, dia 24 de maio.
Segundo relatou o primeiro denunciante, que preferiu não se identificar, ontem ele foi a UPA pela segunda vez nos últimos cinco dias, com um problema de alergia no corpo. Na primeira vez, sexta-feira (20), ele recebeu atendimento, porém disse que o médico mal a examinou e "supôs" que poderia ter sido um besouro, passou injeção, ivermectina e mandou-a de volta para casa. Ele tomou as medicações recomendadas, mas não sentiu nenhuma melhora e decidiu voltar novamente na unidade nesta terça, para uma nova consulta, mas relatou que passou cerca de uma hora esperando e não foi atendido. Ele conta também que uma senhora que estava sentindo fortes dores de cabeça passou aproximadamente 3 horas esperando e também não havia sido atendida.
"Dei entrada no atendimento cerca de 21:40, às 22:40 nem eu, e nem nenhum dos pacientes que estavam lá haviam sido atendidos. Tinha uma senhora com muita dor de cabeça, que clamou por socorro e ninguém fez nada. A justificativa que deram foi "a médica tá transferindo um paciente para o regional". Aí eu pergunto, duas horas para transferir um paciente para o regional? A senhora que estava com dor de cabeça deu entrada no atendimento cerca de 20:30, eu saí da upa SEM ATENDIMENTO por volta das 22:50 e esta senhora não havia sido atendida, na verdade ninguém foi atendido. 3 PESSOAS (INCLUINDO EU) DESISTIRAM DE ESPERAR, tamanha foi a demora no atendimento, e quando atendem, atendem mal, se quer examinam o paciente, se quer passam um exame!", relatou.
Ainda na noite desta terça-feira (24), a internauta Jane Silva também entrou em contato com nossa redação para relatar a demora no atendimento a sua filha que estava com febre alta e passou mais de uma hora esperando pelo atendimento: "Vim até a UPA com minha filha para ser atendida, falaram que não podia ser atendida e que voltasse no dia seguinte, aí mediram a temperatura e ela estava com febre alta, no entanto, faz uma hora que estamos esperando, sem contar que tem pacientes aqui há mais de três horas", relatou Jane.
Após toda essa demora, e com sua filha ardendo em febre, Jane conta que resolveu voltar para casa e medicar ela em casa, para amanhã retornar à unidade e tentar o atendimento.
A redação do Patosonline.com entrou em contato com a direção da UPA, que pediu os nomes dos pacientes para verificar o prontuário de atendimento, como o primeiro denunciante não quis se identificar, eles informaram a seguinte resposta com relação à segunda denúncia:
Paciente comparece às 21:49 com queixa de cefaleia+dor ocular+febre (38,7), a mesma, de acordo com o protocolo de Manchester (protocolo esse utilizado em grande maioria dos estabelecimentos de urgência e emergência), classificada como VERDE, onde segundo o protocolo pode aguardar 120min para atendimento médico, ou seja, uma classificação pouco urgente ou até mesmo pode serem encaminhados para outros estabelecimentos a exemplo dos PSF's com atendimentos noturno que estão sendo ofertados pelo nosso município.
A noite são priorizados atendimentos de urgência e emergência, sendo eles classificados como amarela, vermelha e laranja, onde os mesmo devem ser atendidos mais rápidos.
Patosonline.com
Problemática Galeria estourada causa transtornos no bairro Santa Clara, em Patos
Chuvas Chuva rápida surpreende moradores no Centro de Patos na tarde desta sexta-feira (2)
Celebração Equipe da Maternidade de Patos celebra o primeiro nascimento de 2026 na unidade
Baixa Umidade Inmet renova alerta amarelo de baixa umidade para 79 municípios da Paraíba nesta sexta (2)
Indicador positivo Patos terminou novembro com mais de 15.300 trabalhadores com carteira assinada e crescimento superior a 10% no emprego formal
Avaliação Vereador Galeguinho faz balanço positivo do ano de 2025 e espera grandes desafios para 2026
Falta de água Moradores relatam falta de água no Itatiunga, em Patos; Cagepa diz que manobra foi realizada na rede para atender setor mais elevado
Números positivos Patos tem saldo superior a 1.300 empregos com carteira assinada até novembro e cresce mais de 70% em um ano
Ação solidária Igreja Adventista do Sétimo Dia realiza ações solidárias e distribui mais de uma tonelada de alimentos em Patos Mín. 23° Máx. 36°