A reportagem do Patosonline.com recebeu a uma denúncia relativa a menor de iniciais M.V.D.S, de 13 anos, que está para realizar um parto de risco e vem enfrentando dificuldades para a realização do procedimento médico.
Segundo informações repassadas pela cidadã, Ana Caroline (Aninha), residente no bairro São Sebastião, a menor está com 33 semanas e há 15 dias está com a bolsa rompida perdendo líquido e sentindo dores, mas não foi atendida até o presente momento.
Ana Caroline reclama que familiares da adolescente já tentaram algumas vezes conseguir a realização do parto, mas até o momento não teve sucesso em suas tentativas.
O QUE DIZ A MATERNIDADE
A Gestante M.V. D. S. menor de idade, deu entrada há 1 mês nesta Maternidade, apresentando 29 semanas de gestação, com quadro de infecção do trato urinário. Ela foi internada no setor de alto risco para tratamento da infecção e após término do tratamento recebeu alta médica.
No dia 19 de maio de 2022, a mesma retornou à unidade com queixa de dor e perda de líquido, foi atendida e ao exame físico evidenciou-se perda de líquido, mas com exame de USG normal, sendo assim foi solicitado internamento para acompanhamento materno-fetal.
No momento, a mesma apresenta 31 semanas e 3 dias de gestação, onde hoje (25/05) foi realizado nova USG com Doppler que evidenciou mais uma vez todos os parâmetros dentro da normalidade, incluindo líquido amoniotico (ilA= 12,0), está sob medicação para alívio da dor e para neuroproteção do feto .
O quadro em que ela se encontra não é indicativo de interrupção da gestação no momento, já que todos os paramentos maternos e fetais encontram-se dentro da normalidade e pelo feto ser prematuro extremo. Diante do protocolo do Ministério da Saúde em casos de "bolsa rota" a interrupção da gestacao é a partir de 34 semanas, mediante parâmetros normais.
Optou-se por manutenção da gestação, visto que o feto corre risco de sequelas e até morte fetal se “retirado” antes do tempo indicado seguro para o mesmo. A gestante está sob todos os cuidados necessários para o quadro em se encontra.
Att: Direção Geral
Patosonline.com
Problemática Galeria estourada causa transtornos no bairro Santa Clara, em Patos
Chuvas Chuva rápida surpreende moradores no Centro de Patos na tarde desta sexta-feira (2)
Celebração Equipe da Maternidade de Patos celebra o primeiro nascimento de 2026 na unidade
Baixa Umidade Inmet renova alerta amarelo de baixa umidade para 79 municípios da Paraíba nesta sexta (2)
Indicador positivo Patos terminou novembro com mais de 15.300 trabalhadores com carteira assinada e crescimento superior a 10% no emprego formal
Avaliação Vereador Galeguinho faz balanço positivo do ano de 2025 e espera grandes desafios para 2026
Falta de água Moradores relatam falta de água no Itatiunga, em Patos; Cagepa diz que manobra foi realizada na rede para atender setor mais elevado
Números positivos Patos tem saldo superior a 1.300 empregos com carteira assinada até novembro e cresce mais de 70% em um ano
Ação solidária Igreja Adventista do Sétimo Dia realiza ações solidárias e distribui mais de uma tonelada de alimentos em Patos Mín. 23° Máx. 36°