No Uruguai, o segundo turno das eleições presidenciais transcorre hoje (24) normalmente. Os candidatos são Daniel Martínez, do partido de esquerda Frente Ampla, e Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional, de direita. As pesquisas apontam para uma vitória de Lacalle. A posse do novo presidente será no dia 1º de março de 2020.
Na tarde de hoje, nas famosas "ramblas" de Montevidéu, as avenidas que beiram o Rio da Prata, veículos circulam buzinando e levando bandeiras dos dois partidos que disputam a presidência.
Quase 2,7 milhões de uruguaios devem ir às urnas até o fim da tarde. A votação termina às 19h30 e se espera que dados preliminares comecem a ser divulgados às 21h. À meia-noite, estima-se que a apuração já tenha sido concluída. A eleição será definida por maioria simples, ou seja, vence o candidato que obtiver mais votos.
A população do país é de 3,4 milhões de pessoas. São mais de sete mil colégios eleitorais no Uruguai: 6.314 em áreas urbanas e 808 em áreas rurais.
Segundo as últimas pesquisas, Luis Lacalle Pou deve vencer com cerca de 50% dos votos. Daniel Martínez deve ficar com aproximadamente 44% e os votos em branco e nulos devem somar 6%.
A coalizão do esquerdista Daniel Martínez, Frente Ampla (FA), está no poder há 15 anos. Os últimos três presidentes, todos frenteamplistas, foram Tabaré Vázquez, que teve dois mandatos entre 2005 e 2010 e depois de 2015 a 2020; e José Pepe Mujica, que governou de 2010 a 2015.
O candidato de direita, Luis Lacalle Pou, se aliou ao terceiro e ao quarto candidatos mais votados em primeiro turno, Ernesto Talvi e Guido Manini Ríos, respectivamente. Lacalle formou, assim, uma aliança e, ao que parece, angariou votos suficientes para ganhar de virada.
Agência Brasil
Chuvas Inmet emite alerta de chuvas intensas para Patos e mais 69 cidades da Paraíba no Carnaval
Sem categoria assista ao vivo À missa dominical direto do santuário nossa senhora do perpetuo socorro. Mundo, Sem categoria Democrata Joe Biden vence eleição americana Mín. 22° Máx. 37°