
A família de Débora Henrique, de 20 anos, que morreu na noite desta quinta-feira (16), vítima de uma descarga elétrica, em Piancó, no Sertão da Paraíba, decidiu por doar seus órgãos e ajudar quem precisa. Atualmente no estado existem um total de 511 paraibanos aguardando por órgãos e tecidos.
Conforme o Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, a captação dos órgãos foram feitas com com o fígado, que fica na Paraíba; os dois rins da jovem, que vão para Pernambuco e as córneas que devem ir para o Banco de Olhos da Paraíba.
Conforme o médico Henry Wallace Soares Leite, a jovem já deu entrada na unidade em estado grave, com ventilação mecânica e alterações no exame físico neurológico sugestivos de morte encefálica. A causa oficial da morte foi um edema agudo difuso cerebral.
Chegando no Hospital de Trauma, foram feitos exames de imagem que constataram uma lesão cerebral irreversível e diante disso, foi iniciado o protocolo de morte encefálica e, depois da autorização da família, o processo para a doação dos órgãos.
O protocolo consiste em 3 exames, onde dois são clínicos realizados por médicos distintos e o terceiro exame é complementar realizado por um neuro clínico, que é o exame de USG por doppler.
“A gente fica muito feliz com o ato da família; com o gesto da família. Esse ato muda a vida não só da família que autorizou a captação e doação de órgãos, como daqueles que estão na fila, na espera de um órgão que vai mudar a vida deles completamente", disse o médico
Ele agradece a família e a equipe do Trauma, que lidou com todo o processo. “E mais uma vez reforço a necessidade e importância de um gesto tão lindo desses”, complementa.
De acordo com o diretor técnico do hospital, Sebastião Viana, o trabalho de doação de órgãos é de cunho totalmente social. Quem ganha é a população que está na fila de espera. Para o Trauma, segundo Sebastião, o ato engrandece o nosso trabalho mostrando a qualidade em atenção aos pacientes e familiares.
Fonte: ClickPB
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 36°