Quinta, 28 de Novembro de 2024
Banner Clima Sublime
UNIFIP
Banner Dra Priscylla
Banner Dr Romulo
Banner Topazio Tintas
Banner Dra Rhaissa
Banner Hmais Onco
Gerais Gerais

Família de jovem que teve morte encefálica após sofrer choque elétrico em Piancó, autoriza doação de fígado, rins e córneas para banco de órgãos

Conforme Hospital de Trauma de Campina Grande, atualmente no estado existem um total de 511 paraibanos aguardando por órgãos e tecidos, por isso o trabalho de doação é de uma importância social imensa.

17/06/2022 às 13h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Fonte: ClickPB
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A família de Débora Henrique, de 20 anos, que morreu na noite desta quinta-feira (16), vítima de uma descarga elétrica, em Piancó, no Sertão da Paraíba, decidiu por doar seus órgãos e ajudar quem precisa. Atualmente no estado existem um total de 511 paraibanos aguardando por órgãos e tecidos.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Conforme o Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, a captação dos órgãos foram feitas com com o fígado, que fica na Paraíba; os dois rins da jovem, que vão para Pernambuco e as córneas que devem ir para o Banco de Olhos da Paraíba.

Conforme o médico  Henry Wallace Soares Leite, a jovem já deu entrada na unidade em estado grave, com ventilação mecânica e alterações no exame físico neurológico sugestivos de morte encefálica. A causa oficial da morte foi um edema agudo difuso cerebral.

Continua após a publicidade
Banner Clima Sublime

Chegando no Hospital de Trauma, foram feitos exames de imagem que constataram uma lesão cerebral irreversível e diante disso, foi iniciado o protocolo de morte encefálica e, depois da autorização da família, o processo para a doação dos órgãos.

O protocolo consiste em 3 exames, onde dois são clínicos realizados por médicos distintos e o terceiro exame é complementar realizado por um neuro clínico, que é o exame de USG por doppler.

Continua após a publicidade
Banner Dr Romulo

“A gente fica muito feliz com o ato da família; com o gesto da família. Esse ato muda a vida não só da família que autorizou a captação e doação de órgãos, como daqueles que estão na fila, na espera de um órgão que vai mudar a vida deles completamente", disse o médico

Ele agradece a família e a equipe do Trauma, que lidou com todo o processo. “E mais uma vez reforço a necessidade e importância de um gesto tão lindo desses”, complementa.

De acordo com o diretor técnico do hospital, Sebastião Viana, o trabalho de doação de órgãos é de cunho totalmente social. Quem ganha é a população que está na fila de espera. Para o Trauma, segundo Sebastião, o ato engrandece o nosso trabalho mostrando a qualidade em atenção aos pacientes e familiares.

Fonte: ClickPB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 20h07 - Fonte: ClimaTempo
29°
Tempo limpo

Mín. 22° Máx. 37°

Sex 37°C 22°C
Sáb 37°C 22°C
Dom 37°C 23°C
Seg 37°C 24°C
Ter 35°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras