
O funcionário público, Wiliams Rodrigues que é natural de Boa Ventura-PB veio a público demonstrar sua imensa indignação com o HDI - Hospital Distrital de Itaporanga-PB; segundo ele por pouco sua filha e sua esposa que estava gestante de 7 meses não tiveram um desfecho trágico em decorrência de um parto complicado que começou dentro de uma ambulância a caminho de Patos e foi concluído as pressas por uma equipe médica da maternidade peregrino filho em Patos-PB.
Wiliams disse que sua esposa deu entrada na tarde de quinta-feira 16 no HDI com perca de líquido e só foi transferida para Patos no final da tarde de sexta-feira 17; segundo ele, quando a vaga foi disponibilizada na tarde de sexta na maternidade, uma funcionária do hospital o orientou a transportar sua esposa em um carro particular, porém, o mesmo não quis arriscar tendo em vista que pela manhã um exame de ultrassom feito em uma clínica particular próximo ao hospital revelou a urgência da situação.
Wiliams solicitou uma ambulância de Boa Ventura-PB que ao chegar, a enfermeira e o condutor perceberam que pelas condições da gestante, grávida de 7 meses e já com contrações, o traslado em uma ambulância comum não seria adequado pois em um possível parto de bebê prematuro poderia ocorrer maiores complicações, sendo a mais grave o óbito da bebê e até mesmo da gestante pois, não haveria o suporte adequado.
Wiliams e alguns familiares preocupados com a situação se revoltaram na recepção do HDI fazendo pressão para que fosse feito alguma coisa, ele ainda chegou a acionar o SAMU mas, segundo o que foi informado pelo o próprio SAMU, só o hospital poderia solicita-lo tendo em vista que a paciente estava sob os cuidados do mesmo; ele ainda pediu para que o hospital fizesse isso mas, não obtendo êxito e sem opção, sua esposa foi colocada na ambulância de Boa Ventura, prestes a ser transferida, de última hora uma ambulância da Cidade do Caiana com um estrutura melhor chegou no local para fazer o transporte.
“Foram momentos angustiantes para que minha filha não nascesse dentro do veículo” afirmou o Wiliams. Como seria um parto prematuro, a criança precisaria de um suporte médico melhor. No trajeto conforme previsto, as contrações foram aumentando e a gestante entrou em trabalho de parto, sendo o mesmo concluído pela equipe médica da maternidade ainda dentro da ambulância.
A bebê Luna Vitória nasceu e logo foi transferida com urgência para a UTI neonatal e segue internada; a mãe passa bem, apesar do transtorno está muito ansiosa, na esperança de poder segurar sua filha no colo.
O que revolta Wiliams e sua família é que todo esse transtorno poderia ter sido evitado se assim que a vaga foi liberada o hospital tivesse agilizado a transferência para que a criança tivesse nascido a tempo dentro uma unidade hospitalar com uma estrutura adequada.
O QUE DIZ A DIREÇÃO DO HOSPITAL
Não houve negligência do serviço, a gestante chegou no dia 16 de junho, foi avaliada e acompanhada pelo obstetra, em seguida solicitado vaga junto a Central Estadual de Regulação Hospitalar e transferida conforme liberação da mesma para Maternidade Peregrino Filho na cidade de Patos.
A Direção
Patosonline.com
Com informações recebidas do senhor Wiliams Rodrigues
e versão do Hospital
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 36°