
Representantes da Escola Cívico-Militar de Patos - ECIM CIEP III Firmino Ayres/Otto Quinho, estiveram na manhã desta segunda-feira (27) na cidade de Arcoverde (PE), visitando e conhecendo a ECIM João Batista Cruz Barros. Na oportunidade as representantes foram recepcionadas pelo secretário de Educação do município, Antônio Rodrigues, e pelos gestores da unidade escolar, a diretora Vanderlânia Freitas, e o oficial de gestão, Coronel Alex.
O município de Patos está no processo de implementação do projeto e na publicação de editais para seleção de oficiais que queiram e possam contribuir com a iniciativa. A diretora da ECIM de Patos, Miraní Nunes, destacou no encontro a importante troca de experiências e reunião de informações, pois o município visitado já está com o projeto da Escola Cívico-Militar implementado e em andamento.
“Nossa visita foi uma maravilha, pois lá nós tivemos a oportunidade de ver como funciona de fato o projeto. Trouxemos uma bagagem muito grande, é uma iniciativa muito bonita. É um projeto que toda escola deveria ter. Nossa experiência lá foi fantástica,” disse a diretora.
Miraní Nunes explicou ainda como fica a gestão escolar no projeto da ECIM, e como foi observada na prática, já que a proposta do MEC que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.
“A gestão escolar é com o diretor que já existe, aí o oficial de gestão é um militar da reserva, que deve ser um coronel, que no caso de Arcoverde é o Coronel Alex, que auxilia na gestão. O coronel nos apresentou o projeto político-pedagógico, como é feita essa divisão de gestão, sendo ele que coordena a equipe de militares que a escola recebe,” descreveu a gestora escolar da ECIM de Patos.
Nas ECIM, os militares atuam no apoio à gestão escolar e à gestão educacional, enquanto professores e demais profissionais da educação continuam responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico.
O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa. Podem participar da iniciativa, militares da reserva das Forças Armadas, que serão chamados pelo Ministério da Defesa, e, policiais e bombeiros militares.
Coordecom
Emocionante SAMU realiza parto natural e humanizado em residência de Catingueira e emociona equipe
Ação Solidária Hospital Day UNIFIP e Sicredi Patos realizam ação social com sorteio de cadeira de rodas
Detran Prova da baliza deixa de ser obrigatória em alguns estados, mas Paraíba mantém exigência
Pronunciamento Cicinho Lima diz estar envergonhado e afirma que fez seu “papel de pai” ao conduzir João Lima à delegacia
Concurso público Paraíba tem 597 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 19 mil
Sonho realizado Sanfoneiro mirim paraibano realiza sonho de conhecer Flávio José: 'uma grande referência' Mín. 23° Máx. 37°