
A redação do Patosonline.com recebeu na manhã desta terça-feira, 05 de julho, um texto enviado pelo presidente da Organização Não-Governamental Adota Patos, Rafael Gomes, Rafael da Civil, criticando a possibilidade de castração química de cães machos em Patos.
Veja o texto:
“Mais uma vez o município de Patos querendo burlar uma decisão transitada em julgado, quer baratear o custo de uma castração ou ludibriar a população afirmando que vai resolver a problemática fazendo castração química. Esse método traz várias consequências, visto que a castração em massa nunca foi totalmente testada, num contexto como o de Patos, onde se tem além da superpopulação canina, as variantes que são as doenças e a fome que assolam os animais de rua. Agora ficamos a perguntar: se o município acha que teve uma brilhante ideia em fazer castração química de cães machos, já que é tão barato e viável, e as fêmeas? E os felinos ? Será que a população canina de Patos são somente cães machos ? E como e quem vai fazer o acompanhamento dos animais " esterelizados?", E a leichmaniose que assola a cidade? E as outras zoonoses como o verme do coração que também vem crescendo ? Enfim, é paliativo desnecessário e sem noção. A questão não é somente castrar cães machos e sim viabilizar o bem estar dos animais e da população. Além do mais, a incompetência de quem propõe algo tão limitado se sobrepõe ao excesso de problemas que a cidade já tem, pois basta dar uma voltinha pela cidade pra perceber a olho nú a falta de compromisso com o cidadão. Por fim, somos adeptos da esterilização sim, mas de forma responsável e dentro de um parâmetro que anule quaisquer divergências ou causem maus tratos aos animais somente com a desculpa de atender o princípio da economicidade. A Ong Adota vai acompanhar toda e qualquer ação que seja direcionada para o bem estar animal, mas não vamos permitir qualquer desvio de conduta que visem somente mostrar a resolução do ponto de vista econômico e midiático. Estamos de olho e vamos fiscalizar”.
O QUE DIZ O MUNICÍPIO:
O Patosonline.com fez contato com a Coordenaria de Comunicação da Prefeitura Municipal de de Patos que nos enviou a seguinte mensagem:
“A castração química não está sendo feita no município, o secretário Leônidas Medeiros apenas expôs essa possibilidade, uma vez que existe a discussão com a equipe técnica da secretaria de saúde, e só iremos realizar o procedimento com respaldo técnico e com responsabilidade, garantindo a saúde do animal”.
Como funciona: Castração química em cães
A esterilização cirúrgica é a maneira mais segura e eficaz de controlar a reprodução dos cães, além de impedir o aparecimento de outras patologias. No entanto, o uso da castração química em cães está se difundindo como uma maneira de evitar a superpopulação de cães de rua.
De certa forma, a castração química em cães pode ser uma ótima alternativa à cirurgia. Apesar disso, também há um lado negativo. Por isso, o melhor a fazer é conversar com o seu veterinário para que ele ofereça as melhores opções para o seu cachorro.
Vida Anima Guararujá
Patosonline.com
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 36°