
O segundo Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2022, realizado em Patos pela Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Ambiental, apontou índice de 3,9% (médio risco de epidemia).
Comparado ao índice de 5,8%, resultante do primeiro LIRAa feito no início de 2022, a redução foi de 1,9%.
Mesmo representando um avanço, o resultado do LIRAa também significa que a cidade de Patos está em situação de alerta em relação ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.
De forma específica, alguns bairros apresentaram redução ainda maior, a exemplo do Jatobá que baixou de 12.2% para 5,5%, representando uma baixa de 6,7%. Já outros bairros tiveram o índice anulado, a exemplo do Residencial Itatinga que de 2,1% baixou para 0,0%.
De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental de Patos, José Júnior de Medeiros, a redução do LIRAa foi resultado da intensificação dos trabalhos de rotina e educação em saúde, visitas domiciliares e também do apoio do carro fumacê do Governo do Estado.
A cobertura do LIRAa forneceu dados sobre a situação de risco de epidemia do Aedes em 27 bairros e mais o distrito de Santa Gertrudes. Ainda de acordo com a Vigilância Ambiental, os bairros que ainda apresentam maiores índices continuarão recebendo ações intensificadas.
O LIRAa também apontou que os principais criadouros do mosquito continuam dentro das casas. Portanto, é importante cada cidadão evitar objetos que acumulam água e manter os quintais limpos.
Confira documento com resultado do segundo LIRAa no link:
SEGUNDO LIRAA DE 2022.pdf
Ouça mais detalhes no áudio abaixo:



Coordecom
Chuvas Chuva rápida surpreende moradores no Centro de Patos na tarde desta sexta-feira (2)
Celebração Equipe da Maternidade de Patos celebra o primeiro nascimento de 2026 na unidade
Baixa Umidade Inmet renova alerta amarelo de baixa umidade para 79 municípios da Paraíba nesta sexta (2)
Indicador positivo Patos terminou novembro com mais de 15.300 trabalhadores com carteira assinada e crescimento superior a 10% no emprego formal
Avaliação Vereador Galeguinho faz balanço positivo do ano de 2025 e espera grandes desafios para 2026
Falta de água Moradores relatam falta de água no Itatiunga, em Patos; Cagepa diz que manobra foi realizada na rede para atender setor mais elevado
Números positivos Patos tem saldo superior a 1.300 empregos com carteira assinada até novembro e cresce mais de 70% em um ano
Ação solidária Igreja Adventista do Sétimo Dia realiza ações solidárias e distribui mais de uma tonelada de alimentos em Patos
Chuvas em 2026 Chuvas escassas em dezembro aumentam apreensão do sertanejo sobre o inverno de 2026 Mín. 23° Máx. 35°