Na última quinta-feira, dia 14 de julho, a pequena Clara Mabely, de apenas 2 anos, precisou ser internada com urgência no Hospital Infantil Noaldo Leite, aqui em Patos, após o agravamento de uma dermatite atópica, doença crônica e hereditária que causa inflamação da pele, levando ao aparecimento de lesões e coceira.
Clara passou a conviver com a doença desde os seus três meses de idade, porém, após completar um ano, ela se agravou e a pequena passou a ter várias crises de saúde, sendo necessário o uso de medicações permanentes para o tratamento.
A família, muito humilde, reside na Travessa Severina Costa, na localidade conhecida popularmente por "Cabeça do Porco", no bairro Jardim Lacerda, aqui em Patos. Diante das dificuldades enfrentadas, eles tem dependido de ajuda para dar prosseguimento do tratamento da garotinha, que segundo os especialistas, deve ser realizado com frequência até a adolescência.
Pomada a base de hidrocortisona, xaropes e o dicloridrato de hidroxizina são os medicamento utilizados para o tratamento da pequena Clara, que sofre com crises cada vez maiores e coceiras intermitentes. Além disso, a garotinha também tem alergia a leite, ovo e trigo, o que acaba encarecendo a alimentação da família que já encontra limitações nutricionais em decorrência dos poucos recursos financeiros disponíveis.
Na tarde desta segunda-feira, dia 18 de julho, a senhora Maria José Martins de Araújo, mãe da garotinha, relatou que os médicos do Hospital Infantil têm dado muita atenção ao caso da pequena. Ela sofreu reações após a troca de medicação, o que preocupou as equipes e pensou-se em transferi-la para Campina Grande, mas Clara Mabely apresentou melhoras e segue no hospital.
A pomada utilizada no tratamento dura apenas um dia e não é fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, a família tem dependido de esforços do pai, que é tratorista em Minas Gerais, e de doações dos populares que podem ajudar, para adquirir os medicamentos.
Quem se sensibilizar com a situação e quiser contribuir, pode entrar em contato com a família através do telefone (83) 9.9642-5080.
Patosonline.com
Com informações de Polêmica Patos
Mín. 22° Máx. 37°