
O sertão paraibano, mais precisamente as cidades de Sousa e Malta, sediarão a Mostra do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. A parceria foi firmada entre a Ensilveirado Cine e a Academia Brasileira de Cinema que promove o evento que, este ano, chega à 21ª edição, considerada a mais importante premiação da cinematografia nacional. São 15 longas-metragens finalistas, entre comédias, ficções e documentários.
Em Malta, as sessões serão realizadas no Auditório Marta Nóbrega Rodrigues, de 22 a 26 de julho; em Sousa, no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), nos dias 20 e 27 de julho e no Centro Histórico e Cultural Professora Dodora, de 01 a 05 de agosto. Todas as sessões serão gratuitas e têm a coordenação local da produtora sousense Ensilveirado Cine, em parceria com a Prefeitura Municipal de Malta, Centro Cultural Banco do Nordeste Sousa e apoio da Fundação de Cultura de Sousa.
Em todo o país, apenas seis cidades recebem a Mostra do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Além das sertanejas que tem atuação da Ensilveirado Cine (Malta e Sousa, no interior da Paraíba), as sessões acontecem em capitais como Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador e nas cidades de Niterói-RJ e Novo Hamburgo-RS.
Cinco filmes concorrem ao tão cobiçado prêmio de melhor longa-metragem de comédia: “A sogra perfeita”, “Depois a louca sou eu”, “O auto da boa mentira”, “Quem vai ficar com Mário?” e “Um casal inseparável”. O longa-metragem “Marighella”, de Wagner Moura, que tem em seu elenco o paraibano Luiz Carlos Vasconcelos, lidera o número de indicações (17). Ao todo, a lista de finalistas de 2022 reúne mais de 200 profissionais indicados. A cerimônia de premiação, que acontece no dia 10 de agosto, no Rio de Janeiro e será transmitido pelo canal da ABC no youtube, pelo Canal Brasil e pelo Globoplay.
Outras informações também estão disponíveis no Instagram da Ensilveirado Cine. Confira os títulos:
MARIGHELLA; 7 PRISIONEIROS; ALVORADA; 8 PRESIDENTES 1 JURAMENTO – A HISTÓRIA DE UM TEMPO PRESENTE; A ÚLTIMA FLORESTA; UM CASAL INSEPARÁVEL; DESERTO PARTICULAR; QUEM VAI FICAR COM MÁRIO?; O AUTO DA BOA MENTIRA; CHACRINHA, EU VIM PARA CONFUNDIR E NÃO PARA EXPLICAR; A SOGRA PERFEITA; CINE MARROCOS; HOMEM ONÇA; DEPOIS A LOUCA SOU EU.
Por Assessoria
Baixa umidade Inmet emite alerta de baixa umidade para Patos e outras 95 cidades do Sertão e Cariri da Paraíba
Baixa umidade Mais de 60 cidades do Sertão da Paraíba registram baixa umidade neste domingo, alerta Inmet; confira a lista
Baixa Umidade INMET emite alerta de baixa umidade para 71 municípios do Sertão da Paraíba até este sábado (20)
Transposição Engenheiro esclarece que liberação de águas do São Francisco para o RN não afeta açudes do Sertão paraibano
Agricultura Governo investe na criação de uma rede de produção agrícola sustentável no Sertão da Paraíba
Crise hídrica Construção desordenada de açudes particulares compromete abastecimento dos grandes reservatórios, alerta meteorologista sobre crise hídrica no Sertão Mín. 22° Máx. 36°