
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã desta terça-feira (5), um alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas para todos os 223 municípios da Paraíba. O aviso começou às 10h e permanece válido até as 23h59 de hoje.
De acordo com o órgão meteorológico, as cidades paraibanas poderão registrar chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos variando entre 40 e 60 km/h. Apesar de o risco ser considerado baixo, o instituto alerta para a possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e incidência de descargas elétricas.
O novo alerta surge em meio a uma sequência de fortes precipitações que vêm atingindo o estado desde a última sexta-feira (1º), causando diversos transtornos principalmente nas regiões do Litoral, Agreste e Zona da Mata. Em cidades da Grande João Pessoa, o acumulado pluviométrico dos últimos dias provocou alagamentos, famílias desalojadas, deslizamentos e danos em rodovias e pontes.

Além do aviso do Inmet, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) também mantém atenção especial para a Paraíba com dois tipos de monitoramento: risco hidrológico para a região de João Pessoa, devido ao solo encharcado, altos níveis de rios e previsão de novas chuvas moderadas a fortes; e risco geológico, com possibilidade de deslizamentos pontuais em áreas de encosta da capital e cidades vizinhas.
Diante da continuidade das instabilidades, o Inmet reforça algumas orientações de segurança. A recomendação é que a população evite se abrigar debaixo de árvores durante as chuvas, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas metálicas, além de evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada em momentos de tempestade.
Em caso de ocorrências, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
O cenário segue sendo monitorado pelas autoridades meteorológicas e de proteção civil em todo o estado.
Por Patos Online
Sítio Arqueológico Maior pegada de dinossauro já registrada no Brasil é encontrada em Sousa
Chuvas Chuvas intensas causam transtornos e alagamentos em Sousa, no Sertão da PB
Chuvas em 2026 Previsões acertam, e inverno permanece contemplando o Médio Sertão
CHUVAS NO SERTÃO Chuvas de 90 milímetros são registradas no Sítio Juá, zona rural de Desterro
Chuvas em 2026 Chuvas voltam a cair com bons volumes no Sertão e municípios já ultrapassam 600 mm em 2026
Radiotelescopio 'Reconhecimento da cidade e do Sertão': após EUA alegarem que China construiu base militar em telescópio, moradores saem em defesa
Dia de São José Devoção a São José: a tradição que representa esperança de bom inverno no Sertão
Sortudo Apostador de Sousa acerta sozinho a Quina e fatura mais de R$ 10 milhões; aposta simples foi de R$ 3
Chuvas em 2026 Chuvas superam previsões em cidades do Sertão da Paraíba em fevereiro e ficam quase 230% acima da média, aponta Aesa Mín. 21° Máx. 33°