O caso de um homem natural do município de Sousa, Sertão da Paraíba, com suspeita da doença Monkeypox, a varíola do macaco, está sendo monitorado pelas secretarias de Saúde da Paraíba e do Rio Grande do Norte. A informação foi confirmada por Amanda Silveira, secretária de Saúde de Sousa.
Segundo a gestora, o paciente apresentou sintomas quando se encontrava no estado do Rio Grande do Norte e a secretaria municipal está aguardando informações mais detalhadas para iniciar a investigação dos familiares em Sousa.
Amanda também explicou sobre o fato do caso suspeito ter sido contabilizado para Sousa.
“Apresentou sintomas lá, não está em Sousa. Como o cartão do SUS é de Sousa, o caso contabiliza para a cidade de residência, não a da ocorrência”, disse.
Silveira ainda frisou que não há motivos para preocupação e que as pessoas devem redobrar os cuidados de higiene e isolamento dos pacientes.
“É importante destacar que é um caso suspeito, que naturalmente pode ser confirmado ou descartado. Não há motivo para alarde”, frisou.
Caso confirmado na capital
Nesta quinta-feira (04) a Paraíba registou o primeiro caso da varíola do macaco. A paciente é uma mulher de 22 anos, residente na cidade de João Pessoa. Além do sousense, outras cinco pessoas estão sendo observadas pelas autoridades sanitárias.
Das notificações contabilizadas na Paraíba, a faixa etária que mais registra casos prováveis é a que compreende pessoas entre 20 e 29 anos: são cinco notificações. O outro paciente tem idade entre 50 e 59 anos. Quatro dos casos investigados são homens.
Fonte: Blog do Levi
Baixa umidade Inmet emite alerta de baixa umidade para Patos e outras 95 cidades do Sertão e Cariri da Paraíba
Baixa umidade Mais de 60 cidades do Sertão da Paraíba registram baixa umidade neste domingo, alerta Inmet; confira a lista
Baixa Umidade INMET emite alerta de baixa umidade para 71 municípios do Sertão da Paraíba até este sábado (20)
Transposição Engenheiro esclarece que liberação de águas do São Francisco para o RN não afeta açudes do Sertão paraibano
Agricultura Governo investe na criação de uma rede de produção agrícola sustentável no Sertão da Paraíba
Crise hídrica Construção desordenada de açudes particulares compromete abastecimento dos grandes reservatórios, alerta meteorologista sobre crise hídrica no Sertão Mín. 22° Máx. 36°