
O aumento dos custos é o que mais tem dificultado a vida dos donos de pequenos negócios na Paraíba, conforme pesquisa feita pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para 48% dos respondentes, aumentos com os custos com água, energia e insumos, por exemplo, é o que tem trazido mais dificuldades no dia a dia do negócio. No entanto, 43% destes donos de pequenas empresas não repassaram os aumentos aos consumidores, enquanto 46% dos empreendedores ouvidos disseram ter passado apenas parcialmente.
Segundo o presidente do Sebrae, Carlos Melles, a pesquisa indica que os donos de pequenos negócios estão segurando o reajuste dos preços para evitar perder clientes, já que a maioria deles confirma que as empresas tiveram aumento de custos. A pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios mostra que, no estado, 69% dos empresários registraram crescimento dos gastos, em um período de um mês e ainda que outros fatores que contribuíram para aumentar as dificuldades nos negócios foram falta de clientes (25%), dívidas com empréstimos (7%), dívidas com impostos (5%), entre outros desafios.
“A falta de clientes tem sido um dos principais motivos de preocupação dos empreendedores e diante da falta de consumidores e da redução do poder de compras das famílias, os pequenos negócios vão resistir ao máximo repassar esses custos para não perder vendas. Eles estão preferindo reduzir o lucro para manter os clientes”, avaliou Melles.
A estratégia de não repassar os aumentos de custos está sendo adotada tanto pelos microempreendedores individuais (MEI) quanto pelos donos de micro e pequenas empresas em todo o país. A pesquisa revela que o repasse total do aumento de custos para o preço final foi adotado por apenas 10% das micro e pequenas empresas e 9% dos MEI no Brasil.
Essa é a primeira edição da pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, que será realizada trimestralmente pelo Sebrae e IBGE. A colheita de dados foi realizada entre os dias 26 de agosto e 11 de setembro nos 26 estados e no Distrito Federal. Foram ouvidos 6 mil donos de pequenos negócios e a margem de erro é de 1% para cima ou para baixo.
Por Assessoria
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 37°