
Nos últimos quatro anos, cerca de 200 corpos foram sepultados sem registro em cartórios de acordo com o Ministério Público da Paraíba (MPPB). O órgão pretende resolver o problema da ausência de registro de óbito de corpos não identificados, ferindo a Lei de Registros Públicos e dificultando identificação futura.
A ação ocorre por meio do Programa de Localização e Identificação de Pessoas Desaparecidas (Plid) e dos centros de apoio operacional (CAO) das áreas de cidadania e direitos fundamentais e criminal junto à Corregedoria-Geral de Justiça, Instituto de Polícia Científica e Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-PB).
De acordo com Liana Espínola, coordenadora do Plid, nunca foi feito um registro de óbito de pessoa não identificada na Paraíba e a maioria foi sepultada sem registro, por problemas no trâmite junto aos cartórios. “Se alguém estiver procurando uma pessoa desaparecida, por exemplo, e essa pessoa estiver morta, sem o registro do óbito fica mais difícil de achar. Registrar é tentar possibilitar uma identificação posterior”, explicou a promotora de Justiça.
A Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ) já havia pedido providências ao observar uma dificuldade de entendimento entre o IPC e os cartórios de registro civil quanto a essa questão. Em resposta à provocação do MPPB, a CGJ despachou ofício circular aos juízes corregedores e aos cartórios, orientando o assentamento de óbito dos cadáveres não identificados, nos termos da lei, com as características que forem possíveis.
O promotor de Justiça e coordenador do CAO Criminal, Alex Almeida, ressaltou que em visita realizada por ele e outros membros, ao IPC, os técnicos específicos do Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol) relataram preocupação em relação ao grande número de corpos sem identificação. A chefe do Numol, Cristiane Freire, confirmou que vem tentando fazer os registros de óbitos, mas sem sucesso, o que leva ao sepultamento de muitos corpos sem reconhecimento.
Reunião entre o MPPB e os órgãos determinou encaminhamentos para a solução do problema:
Por g1 PB
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 37°