O cajazeirense Heitor Vieira, de apenas 03 anos de idade, diagnosticado com uma doença rara definida pela diminuição do número de plaquetas, foi transferido pela aeronave do Corpo de Bombeiros de Cajazeiras, para o hospital Arlinda Marques, em João Pessoa, afim de iniciar o tratamento de saúde especializado, na manhã deste domingo (05), através do Grupo de Resgate Aeromédico Estadual (Grame).
O voo durou cerca de 1h30 e foi realizado com sucesso.
Familiares informaram ao Diário do Sertão que foi possível perceber algumas manchas na pele de Heitor e que ao realizarem os exames detectaram redução nas plaquetas e risco de agravamento no quadro clínico. A criança estava internada no Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), entretanto, o tratamento para o seu caso só pode ser feito na Paraíba, na capital João Pessoa.
Ao se tornarem cientes do risco de agravamento em uma transferência via terrestre, por ambulância, de Cajazeiras à João Pessoa, os profissionais de saúde do HUJB alertaram os familiares de que o caso poderia ser agravado, de modo que fez com que a família providenciasse a transferência aérea, chamada de 'voo pela vida' do Corpo de Bombeiros da Paraíba.
Em seguida, os familiares informaram ao Diário do Sertão, por telefone, que após a sua transferência, Heitor está bem e seu quadro de saúde segue estável, embora continue com as plaquetas baixas que é quando a contagem de plaquetas no sangue é inferior a 150.000 células/mm³ no exame de sangue.
Ele está internado no hospital Arlinda Marques em João Pessoa para seguir no tratamento, acompanhado de familiares.
VOO PELA VIDA
O Grupo de Resgate Aeromédico (Grame) da Paraíba é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social e a Secretaria de Estado de Saúde, e vai possibilitar a implantação do transporte aeromédico entre todas as regiões da Paraíba.
A aeronave é um monomotor modelo Piper Saratoga PA-32R-301T. Além do serviço de UTI aérea para o transporte de pacientes de maneira programada, regulados através da Secretaria de Saúde, a aeronave Bombeiros 01 é utilizada também na captação de órgãos e tecidos, transporte inter-hospitalar, repatriação de cidadãos paraibanos e no apoio às operações institucionais do Governo, da Secretaria da Segurança e do CBMPB. A autonomia é de 4 horas de voo, e capacidade para transportar 01 paciente, 01 médico, 01 enfermeiro, e a tripulação formada pelo piloto e o copiloto.
Patosonline.com, com informações de Diário do Sertão
Mín. 22° Máx. 37°