
Estudos mostram que emoções positivas, incluindo amor, alegria, humor e esperança podem ajudar o organismo a se defender de doenças. E foi, justamente, se inspirando na importância da terapia do riso e da alegria, que a Oncologista Clínica do Hospital do Bem, unidade de tratamento contra o câncer que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos, Dra. Nayarah Xavier colocou em prática a ideia de proporcionar um dia diferente aos pacientes em tratamento na estreia do jogo do Brasil na Copa do Qatar. E, com apoio da direção e da equipe da unidade, nesta terça-feira (24), a rotina do hospital ganhou outra dinâmica e os pacientes puderam vivenciar a experiência de entrar no clima da Copa do Mundo enquanto faziam seus tratamentos e vibrar com a vitória do Brasil de 2×0 contra a Sérvia.
Primeiro foi preparado o ambiente com bandeirolas, bolas nas cores amarelo e verde, bandeiras, e distribuído chapéus e vários outros adereços. Uma TV na sala de quimioterapia e outra na recepção do hospital garantiram a transmissão do jogo que levou a seleção canarinha à vitória com os dois gols de Richarlison marcados no segundo tempo. Um lanche preparado especialmente para a ocasião complementava o clima da torcida organizada do Hospital do Bem.
Um dos pacientes mais animados era o Sr. Geraldo Mathias da Silva, de 69 anos. Morador de Patos e se tratando de num câncer no cólon, ele estava realizando uma de suas sessões de quimioterapia na hora do jogo. Deitado na cama durante o procedimento de infusão, ele não parava de acenar com uma mini bandeira do Brasil a cada lance do time. “Essa ação é digna de parabéns, vocês me deixaram muito feliz e emocionado hoje. Nota 100 para todos vocês”, disse ele sem largar a bandeirinha.
A Assistente Social, Gilvaneide Silva dos Santos, 48 anos, moradora de Santa Luzia, que também estava na sala de quimioterapia fazendo sua sessão na tarde desta terça-feira, também agradeceu a iniciativa. “Desde 2020 descobri o câncer e desde então me trato aqui. O Hospital do Bem está de parabéns por nos dar toda a assistência necessária. A equipe aqui é maravilhosa e hoje vocês nos surpreenderam com essa acolhida mais que especial”, disse ela.
“Hoje foi um dia muito especial para todos os brasileiros. Foi a estreia do Brasil na Copa e, por isso, pensamos nesta ação para poder propiciar um momento lúdico e de descontração para nossos pacientes conciliando o tratamento à paixão nacional que é o futebol e estamos muito felizes pelo sucesso da ação e receptividade de nossos pacientes”, afirmou a Dra. Nayarah Xavier. Ela lembrou a importância de ações deste tipo. “O paciente oncológico enfrenta inúmeros problemas, desde a confirmação do diagnóstico até o tratamento que é bem pesado e oferecer, dentro deste contexto, momentos de descontração como esses, reforçam a acolhida e a humanização do nosso tratamento”, disse a médica, adiantando que como a iniciativa foi um sucesso, a direção do hospital resolveu que irá repetir a mesma ação no dia dos outros jogos do Brasil para beneficiar outros pacientes em tratamento.
“Não deixamos de torcer pelo Brasil e mantemos o serviço em perfeita harmonia e como avaliamos que foi muito positiva a ação vamos repeti-la nos demais jogos do Brasil para que outros pacientes possam vivenciar essa experiência”, reiterou a diretora do Hospital do Bem, Lidiane Nascimento, lembrando que além dos pacientes e acompanhantes, os funcionários que estavam de plantão também foram beneficiados podendo acompanhar o jogo mesmo desenvolvendo suas atividades. Tanto pacientes, quando acompanhantes usaram máscaras o tempo todo. Os funcionários do hospital já usam cotidianamente, desde que o uso de máscaras voltou a ser obrigatório com o Decreto mais recente do Governo do Estado.















Por News Comunicação/Assessoria
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 37°