Os órgãos do menino de quatro anos que morreu vítima após se afogar em uma cacimba serão doados. A decisão da família de Anthony Matheus de Souza, 4 anos, foi confirmada na manhã desta terça-feira (29), pela assessoria de comunicação do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa.
A captação deve acontecer no período da tarde após a divulgação de exames preparatórios. Após a captação, os órgãos serão designados conforme a classificação dos pacientes a serem beneficiados com a escolha.
O diretor da unidade de saúde, Laércio Bragante, a criança ficou submersa por cerca de 20 minutos. "A criança foi reanimada e colocada sob respirador e as funções cardíacas revitalizadas. No entanto, devido a muito tempo sem oxigênio no cérebro, os danos foram irreversíveis". Chegamos a essa confirmação às 17h de ontem e a mãe foi comunicada.
O médico disse que pelo menos dois órgãos serão doados: "rins e fígado". "Será colocado em uma lista nacional e os diversos hospitais com pacientes na lista de necessidades demonstram interesse e ficam acarretadas de fazer a remoção", finalizou.
O caso
O afogamento aconteceu no último sábado (26), em Sapé, na Mata paraibana. O garoto ficou desacordado após cair no reservatório de água. Equipes do Batalhão de Busca e Salvamento, do Corpo de Bombeiros, e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizaram uma força-tarefa para salvar a vida dele e o socorreram ao Hospital Sá Andrade, antes da transferência à capital.
Segundo o Corpo de Bombeiros, familiares do garoto sentiram falta dele e foram procurá-lo. A criança já estava dentro do reservatório. Familiares contaram com ajuda de vizinhos para retirá-lo enquanto o socorro chegava. O soldado Josivaldo informou que a criança "estava em grau 6 de afogamento".
Fonte: Portal T5
Emocionante SAMU realiza parto natural e humanizado em residência de Catingueira e emociona equipe
Ação Solidária Hospital Day UNIFIP e Sicredi Patos realizam ação social com sorteio de cadeira de rodas
Detran Prova da baliza deixa de ser obrigatória em alguns estados, mas Paraíba mantém exigência
Pronunciamento Cicinho Lima diz estar envergonhado e afirma que fez seu “papel de pai” ao conduzir João Lima à delegacia
Concurso público Paraíba tem 597 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 19 mil
Sonho realizado Sanfoneiro mirim paraibano realiza sonho de conhecer Flávio José: 'uma grande referência' Mín. 22° Máx. 37°