O economista Nelson Rosas, previu, na noite desta quarta-feira (28), alta generalizada de preços com o aumento no valor dos combustíveis com a volta da cobrança do PIS e Cofins pelo Governo Federal a partir de 2023. Os impostos estavam isentos desde o ano passado como medida para amenizar os impactos sobre os combustíveis provocados pela guerra na Ucrânia.
“No Brasil como a maior parte dos produtos são transportados em caminhões e por estradas ou gasta gasolina ou óleo diesel. Portanto, no preço de todos os produtos que a gente consome estão embutidos os custos dos combustíveis. Consequentemente as transportadora subirão o preço dos fretes. Com certeza, haverá uma pressão para a alta generalizada de preços”, disse em entrevista ao programa de rádio Hora H, apresentado pelos jornalistas Wallison Bezerra e Albemar Santos na Rede Mais Rádio.
O governo Bolsonaro chegou a propor a manutenção da isenção, mas a equipe do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não aceitou. O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad disse o pedido foi para que o governo se abstivesse de novas medidas que pudesse impactar a nova gestão.
Nelson Rosas explica que a cobrança de impostos é importante para a manutenção da máquina pública, mas defende uma revisão tributária que onere as classes mais ricas.
“Se você cobra imposto sobre bens alimentício pune mais as famílias numerosas e a população de um modo geral enquanto deixa de cobrar dos ricos sobre as receitas provenientes de lucros, juros, rendimentos e aplicações financeiras”, alegou.
Fonte: MaisPB
Emocionante SAMU realiza parto natural e humanizado em residência de Catingueira e emociona equipe
Ação Solidária Hospital Day UNIFIP e Sicredi Patos realizam ação social com sorteio de cadeira de rodas
Detran Prova da baliza deixa de ser obrigatória em alguns estados, mas Paraíba mantém exigência
Pronunciamento Cicinho Lima diz estar envergonhado e afirma que fez seu “papel de pai” ao conduzir João Lima à delegacia
Concurso público Paraíba tem 597 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 19 mil
Sonho realizado Sanfoneiro mirim paraibano realiza sonho de conhecer Flávio José: 'uma grande referência' Mín. 22° Máx. 37°