
Os réus Matheus Eugenio dos Santos e o Mikael Santana foram condenados pela morte do policial militar aposentado Paulino Picon Moreno, de 74 anos, ocorrida no dia 3 de janeiro de 2021 em Conceição (PB). O julgamento aconteceu nesta quarta-feira (11) na Comarca de Itaporanga.
Por conta da natureza do crime apurado e pela complexidade do caso, os acusados enfrentaram uma longa instrução processual, que se estendeu por mais de um ano. A sessão aconteceu no município itaporanguense devido à consumação do delito ter ocorrido em Diamante (PB).
Durante o julgamento, foram realizadas duas audiências de instrução processual, em virtude da grande quantidade de réus e de testemunhas. Cada uma teve uma duração de aproximadamente quatro horas.
Após o término, a juíza do caso condenou os dois réus a penas de 23 anos e oito meses de reclusão pelos crimes de latrocínio e ocultação de cadáver.
Outras duas pessoas — Allan Duarte de Figueiredo e Lucas Mangueira Ferreira — haviam sido denunciadas no processo, porém foram absolvidas.
A magistrada entendeu que “não foi possível vislumbrar elemento concreto hábil a justificar uma condenação, visto que a imputação do ilícito aos acusados era baseada apenas em ilações”. Arrematou, ao fim, que impor uma condenação sem elementos seguros e precisos era mais que uma extrema injustiça, era um ato de nítida ilegalidade.
Relembre o caso
O fato ocorreu em 3 de janeiro do ano passado, mas o corpo só foi encontrado na tarde do dia seguinte nas proximidades do sítio Pombinho, área rural de Diamante (PB). Os coautores confessaram o homicídio e indicaram o local onde haviam deixado o cadáver.
As polícias Militar e Civil foram até o lugar indicado e encontraram o homem. Após o inquérito policial, o Ministério Público ofereceu a denúncia contra os quatro.
Fonte: Diamante Online
Estupro Paraíba registra, em 2025, o maior número de estupros da última década
Acidente fatal Capotamento na BR-427 deixa dois mortos e uma criança ferida entre Paulista e Pombal
Ação policial PRF realiza comando de alcoolemia integrado nas BRs 230 e 361 em Patos, com foco na preservação de vidas
Feminicídio Paraíba registrou, em 2025, o maior número de feminicídios dos últimos 10 anos, confirma Polícia Civil
Preso! Empresário suspeito de matar Tavu Gadelha por dívida de R$ 400 mil se entrega à Polícia Civil em João Pessoa
Prisão Justiça mantém prisão de mulher que confessou morte da própria mãe em João Pessoa
Tráfico de drogas PM prende suspeito por tráfico de drogas e recupera motocicleta roubada em Igaracy
Direção perigosa PM flagra adolescente de 14 anos em direção perigosa durante rondas no Vale do Piancó
Indiciamento Polícia Civil conclui investigação de acidente na BR-230, em Soledade, e indicia motorista de caminhão Mín. 22° Máx. 38°