
Dormir bem é fundamental para a saúde. O sono reparador proporciona descanso da atividade cerebral, fortalece o sistema imunológico e ajuda a prevenir doenças. Quem dorme mal pode enfrentar muitos problemas de saúde, inclusive os que envolvem o sistema cardiovascular.
O cardiologista e pesquisador Valério Vasconcelos afirma que a privação do sono aumenta o risco para o surgimento de doenças, como hipertensão arterial, diabetes e obesidade, o que aumenta o risco de infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs). Além disso, estudos mostram que dormir menos de seis horas por dia ou acordar com frequência afeta o sistema cardiovascular.
“Quando dormimos ocorre um período de repouso do nosso sistema cardiovascular, em que tanto a frequência cardíaca, quanto a pressão arterial são reduzidas. Esse processo é muito importante para a saúde do coração”, comenta o especialista.
“Indivíduos que dormem menos de seis horas por noite apresentam risco 27% maior de desenvolver aterosclerose, condição caracterizada pelo acúmulo de placa de gorduras e outras substâncias nocivas nas artérias, de acordo com um estudo publicado no Journal of American College of Cardiology”, afirma Valério Vasconcelos. O cardiologista acrescenta que resultados semelhantes foram encontrados para quem sofre de má qualidade do sono, como acordar frequentemente durante a noite. “Estes apresentam um risco 34% maior”, diz.
Dormir pouco é ruim. E dormir em excesso? Também. “Outra evidência é que também existe maior probabilidade de aterosclerose para pessoas, especialmente mulheres, que dormem mais de oito horas por noite”, informa Valério Vasconcelos.
Conheça algumas práticas para dormir bem à noite
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Angélica Lúcio – Jornalista | 16/01/2023


Emocionante SAMU realiza parto natural e humanizado em residência de Catingueira e emociona equipe
Ação Solidária Hospital Day UNIFIP e Sicredi Patos realizam ação social com sorteio de cadeira de rodas
Detran Prova da baliza deixa de ser obrigatória em alguns estados, mas Paraíba mantém exigência
Pronunciamento Cicinho Lima diz estar envergonhado e afirma que fez seu “papel de pai” ao conduzir João Lima à delegacia
Concurso público Paraíba tem 597 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 19 mil
Sonho realizado Sanfoneiro mirim paraibano realiza sonho de conhecer Flávio José: 'uma grande referência' Mín. 22° Máx. 37°