A enfermeira Mariama, representante do Conselho Regional de Enfermagem da Regional de Patos-PB, falou para a reportagem do programa Espinharas Notícias desta quarta-feira (15), e na oportunidade comentou sobre a paralisação nacional que aconteceu no dia anterior, em prol do pagamento do piso nacional para os profissionais da enfermagem.
Mariama lembra que no mês de agosto de 2022 aconteceu a aprovação do piso salarial da enfermagem, sendo esta aprovação por lei. Contudo, o Supremo Tribunal Federal suspendeu a referida lei, alegando que faltavam fontes de custeio para que os estados e municípios, bem como outras esferas, pudessem pagar o piso da categoria.
Diante das manifestações da categoria, a exemplo do último dia 14, o deputado Mauro Benevides colocou uma emenda complementar (PEC 127), que trata das fontes de custeio e do direcionamento delas para os estados e municípios.
Ainda segundo Mariama, o STF mais uma vez não concordou, e consequentemente não retirou a suspensão do piso salarial dos enfermeiros.
Ela afirma que já foi entregue uma minuta à ministra da saúde e ao presidente Lula, com a função de justificar o direcionamento das fontes de custeio para estados e municípios.
Portanto, as mobilizações neste momento são para que a minuta seja aprovada por força de lei, e assim possa fazer com que o STF retire a suspensão do piso salarial.
A enfermeira ainda lembra que a luta pelo piso salarial digno vem de pelo 30 anos atrás, e que essa aprovação é mais do que justa para a enfermagem.
Ouça mais detalhes no áudio que segue abaixo.
Matéria por Patosonline.com
Áudio cedido pelo departamento de jornalismo da Rádio Espinharas
Emocionante SAMU realiza parto natural e humanizado em residência de Catingueira e emociona equipe
Ação Solidária Hospital Day UNIFIP e Sicredi Patos realizam ação social com sorteio de cadeira de rodas
Detran Prova da baliza deixa de ser obrigatória em alguns estados, mas Paraíba mantém exigência
Pronunciamento Cicinho Lima diz estar envergonhado e afirma que fez seu “papel de pai” ao conduzir João Lima à delegacia
Concurso público Paraíba tem 597 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 19 mil
Sonho realizado Sanfoneiro mirim paraibano realiza sonho de conhecer Flávio José: 'uma grande referência' Mín. 22° Máx. 36°