A enfermeira Mariama, representante do Conselho Regional de Enfermagem da Regional de Patos-PB, falou para a reportagem do programa Espinharas Notícias desta quarta-feira (15), e na oportunidade comentou sobre a paralisação nacional que aconteceu no dia anterior, em prol do pagamento do piso nacional para os profissionais da enfermagem.
Mariama lembra que no mês de agosto de 2022 aconteceu a aprovação do piso salarial da enfermagem, sendo esta aprovação por lei. Contudo, o Supremo Tribunal Federal suspendeu a referida lei, alegando que faltavam fontes de custeio para que os estados e municípios, bem como outras esferas, pudessem pagar o piso da categoria.
Diante das manifestações da categoria, a exemplo do último dia 14, o deputado Mauro Benevides colocou uma emenda complementar (PEC 127), que trata das fontes de custeio e do direcionamento delas para os estados e municípios.
Ainda segundo Mariama, o STF mais uma vez não concordou, e consequentemente não retirou a suspensão do piso salarial dos enfermeiros.
Ela afirma que já foi entregue uma minuta à ministra da saúde e ao presidente Lula, com a função de justificar o direcionamento das fontes de custeio para estados e municípios.
Portanto, as mobilizações neste momento são para que a minuta seja aprovada por força de lei, e assim possa fazer com que o STF retire a suspensão do piso salarial.
A enfermeira ainda lembra que a luta pelo piso salarial digno vem de pelo 30 anos atrás, e que essa aprovação é mais do que justa para a enfermagem.
Ouça mais detalhes no áudio que segue abaixo.
Matéria por Patosonline.com
Áudio cedido pelo departamento de jornalismo da Rádio Espinharas
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 37°