O advogado Raoni Vita protocolou nessa quarta-feira (22) um requerimento no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) para realização de um plebiscito para consultar a população sobre uma possível mudança no nome da Capital, João Pessoa.
Em entrevista ao Programa Arapuan Verdade, ele explicou que o pedido é baseado na constituição estadual. “Se trata de uma ação impetrada que é um pedido para que o Tribunal dê cumprimento a uma lei do Estado da Paraíba para saber se a população concorda ou não com a mudança do nome. Para isso, o Tribunal realizará uma consulta plebicitaria para saber qual o nome a população quer", explicou.
Ele explicou que, embora esteja prevista na Constituição Estadual que o TRE realize consulta plebiscitária afim de saber do povo de João Pessoa qual o nome prefere, esse dispositivo constitucional nunca foi implementado na prática.
O advogado reforçou ainda que seu pedido tem enfoque jurídico e não político. Se realizado, o plebiscito deve ocorrer no mesmo dia das eleições, em 6 de outubro.
Após o requerimento apresentado pelo advogado Raoni Vita, o deputado federal Cabo Gilberto endossou a causa e disse ser favorável a mudança do nome.
"Nossa Capital deveria ter o nome que tinha antes de 1930, como também a nossa bandeira que era bem mais bonita e elegante. Nada mais democrático que ouvir a população sobre essa possibilidade de mudança", opinou em contato ao jornalista Clilson Júnior, nesta quinta-feira (23).
Esse debate envolvendo a mudança no nome é antigo, e diverge na sociedade paraibana por tratar de feridas familiares e de recorte histórico da política nacional e local, isso por que João Pessoa foi presidente da Paraíba, e em 1930 concorria à vice-presidência na chapa de Getúlio Vargas. Nesse ano, ele foi morto em plena campanha por seu rival João Dantas, no Recife.
Conforme apurou o ClickPB, o Movimento Paraíba Capital Parahyba (MPCP), defende que o nome João Pessoa não conhece a grandeza da Capital do estado e reafirma a necessidade do nome voltar a ser Parahyba.
A 3° cidade mais antiga do Brasil já teve alguns nomes: Nossa Senhora das Neves, Filipéia de Nossa Senhora das Neves, Frederykstadt (ou “Frederica”). Quando os holandeses foram expulsos, levaram o nome “Frederica” junto, e a cidade foi batizada de Parahyba, nome que permanecia na boca dos nativos mesmo durante a dominação holandesa. De origem indígena e que remete ao rio que serviu de caminho para a fundação da cidade, tal nome perdurou até 1930, ano em que o ex-presidente do estado morre e a cidade mudou novamente de nome, passando a se chamar João Pessoa.
Fonte: ClickPB
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 37°