O médico reumatologista, Dr. Pedro Augusto, que atende no Centro de Especialidades Frei Damião, na cidade de Patos-PB, concedeu entrevista ao programa Hora 102, da rádio Itatiunga FM – 102,9, nesta segunda-feira (27), para falar sobre a campanha Fevereiro Roxo, bem como sobre a assistência do município aos pacientes com fibromialgia.
A psicóloga do CER, Lamara Lívia, também participou da entrevista com informações relevantes sobre a fibromialgia e como os pacientes são acompanhados.
Pedro Augusto conta que levou bastante tempo até que os pacientes com dores crônicas fossem diagnosticados com a fibromialgia, e que essa constatação trouxe alguns avanços no tratamento dos pacientes.
Na fibromialgia, a dor é constante, e por este motivo acaba debilitando o paciente em todas as atividades diárias, como explica o médico. Além disso, pode causar depressão, ansiedade, insônia, dentre outras condições que comprometem a saúde.
“É um paciente que precisa de um contexto, que precisa de um tratamento multiprofissional”, ressalta.
Diagnóstico e tratamento
Um dos quesitos mais importantes para os pacientes com fibromialgia é o diagnóstico da doença. Neste sentido, Pedro Augusto disse que muitos desses pacientes acabam realizando exames como ressonância e tomografia, porém o diagnóstico da fibromialgia é clínico, ou seja, com base no histórico do paciente.
Dentre os vários sintomas da fibromialgia, Pedro Augusto garante que a dor é o principal de todos, e que sempre está presente no cotidiano do paciente.
O tratamento é com base em medicamentos que agem principalmente nos momentos de dores mais intensas. Além disso, a indicação é que o paciente busque situações que causam bem estar físico e emocional, a exemplo de atividade física ou mesmo as Práticas Integrativas e Complementares (PICS), que são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, a exemplo do que já acontece no CER de Patos.
Por Coordecom/Hélio Barbosa
Mín. 24° Máx. 37°