
O médico reumatologista, Dr. Pedro Augusto, que atende no Centro de Especialidades Frei Damião, na cidade de Patos-PB, concedeu entrevista ao programa Hora 102, da rádio Itatiunga FM – 102,9, nesta segunda-feira (27), para falar sobre a campanha Fevereiro Roxo, bem como sobre a assistência do município aos pacientes com fibromialgia.
A psicóloga do CER, Lamara Lívia, também participou da entrevista com informações relevantes sobre a fibromialgia e como os pacientes são acompanhados.
Pedro Augusto conta que levou bastante tempo até que os pacientes com dores crônicas fossem diagnosticados com a fibromialgia, e que essa constatação trouxe alguns avanços no tratamento dos pacientes.
Na fibromialgia, a dor é constante, e por este motivo acaba debilitando o paciente em todas as atividades diárias, como explica o médico. Além disso, pode causar depressão, ansiedade, insônia, dentre outras condições que comprometem a saúde.
“É um paciente que precisa de um contexto, que precisa de um tratamento multiprofissional”, ressalta.
Diagnóstico e tratamento
Um dos quesitos mais importantes para os pacientes com fibromialgia é o diagnóstico da doença. Neste sentido, Pedro Augusto disse que muitos desses pacientes acabam realizando exames como ressonância e tomografia, porém o diagnóstico da fibromialgia é clínico, ou seja, com base no histórico do paciente.
Dentre os vários sintomas da fibromialgia, Pedro Augusto garante que a dor é o principal de todos, e que sempre está presente no cotidiano do paciente.
O tratamento é com base em medicamentos que agem principalmente nos momentos de dores mais intensas. Além disso, a indicação é que o paciente busque situações que causam bem estar físico e emocional, a exemplo de atividade física ou mesmo as Práticas Integrativas e Complementares (PICS), que são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, a exemplo do que já acontece no CER de Patos.
Por Coordecom/Hélio Barbosa
Emocionante SAMU realiza parto natural e humanizado em residência de Catingueira e emociona equipe
Ação Solidária Hospital Day UNIFIP e Sicredi Patos realizam ação social com sorteio de cadeira de rodas
Detran Prova da baliza deixa de ser obrigatória em alguns estados, mas Paraíba mantém exigência
Pronunciamento Cicinho Lima diz estar envergonhado e afirma que fez seu “papel de pai” ao conduzir João Lima à delegacia
Concurso público Paraíba tem 597 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 19 mil
Sonho realizado Sanfoneiro mirim paraibano realiza sonho de conhecer Flávio José: 'uma grande referência' Mín. 22° Máx. 36°