O Nacional de Patos virou a página da traumática eliminação no Campeonato Paraibano Betino e agora só tem olhos para a Série D do Campeonato Brasileiro. Para o clube, apenas o acesso interessa, para que em 2024 o Canário tenha calendário no segundo semestre e não dispute apenas o estadual na primeira metade do ano. O técnico Rodrigo Fonseca, recém-anunciado pela diretoria, reconhece a pressão da missão, mas diz que vê esse cenário de forma positiva.
Depois de 16 anos, o Nacional de Patos voltará a disputar o Campeonato Brasileiro. A última vez foi em 2007, ano em que o Alviverde foi campeão estadual e a Série D ainda nem existia. Naquela Série C, o time chegou ao octogonal final e ficou perto de um acesso para a Série B, o que acabou não acontecendo.
Agora, disputando a difícil Série D pela primeira vez, o Canário só pensa no acesso, já que não alcançou via estadual uma das duas vagas na 4ª divisão nacional de 2024. Em entrevista exclusiva ao ge, o técnico Rodrigo Fonseca reconheceu a dificuldade da missão, mas disse ver esse tipo de pressão de forma positiva.
— A única condição que faz o clube ter calendário no segundo semestre do ano que vem é o acesso. Mas sabemos da dificuldade da competição, do equilíbrio, da competitividade. É lógico que, quando você entra em uma competição, você entra para vencer, e isso não vai ser diferente. Esse tipo de pressão, sem dúvida nenhuma, mais incentiva — disse o técnico.
O Nacional de Patos está no Grupo 3 da Série D, ao lado de Campinense, Sousa, Globo FC, Iguatu, Pacajus, Potiguar de Mossoró e Santa Cruz. Para Rodrigo Fonseca, uma das chaves mais difíceis da competição.
— O grupo do Nacional na Série D é um dos mais difíceis e equilibrados. Temos que ficar atentos, fazer nosso jogo, ter equilíbrio nas partidas, para que possamos buscar essa classificação — afirmou.
O novo comandante deve chegar a Patos na próxima semana, acompanhado do preparador físico Wallace Peçanha, mas as reuniões à distância estão acontecendo para alinhar a montagem do elenco com a diretoria.
— Temos reuniões para decidir os atletas que ficarão e os que sairão. Analisar as necessidades e correr atrás de nomes para que possamos fazer um elenco competitivo e fazer uma grande Série D — finalizou Rodrigo.
A reapresentação do elenco e o início dos trabalhos de preparação para a Série D estão marcados para o dia 9 de abril.
Fonte: ge PB
Mín. 22° Máx. 37°