O Corinthians estreou na Libertadores vencendo o Liverpool, do Uruguai, com propriedade. Mesmo jogando em Montevidéu, no estádio Centenário, o Timão venceu a equipe da casa por 3 a 0 na noite desta quinta-feira. Com destaque para Róger Guedes, que marcou duas vezes. O zagueiro Balbuena foi o autor do gol inaugural.
De toda forma, o resultado não refletiu o que foi, principalmente, o primeiro tempo corintiano. Que até começou bem, marcando um gol logo no primeiro lance, mas que foi corretamente anulado por conta de impedimento de Giuliano, autor da assistência para Fausto Vera marcar. Porém, aos 13 minutos, Renato Augusto, que é o principal atleta da equipe alvinegra, deixou o campo chorando, após sentir o joelho direito, e isso fez abaixar demais o ritmo do Timão.
Mesmo não indo bem na etapa inicial, o Coringão encontrou o seu primeiro gol aos 45 minutos de jogo, com Balbuena, aproveitando cobrança de escanteio muito bem batida pelo lateral Fagner. E logo aos três da etapa final, Róger Guedes ampliou o marcador. E teve tempo para o camisa 10 balançar as redes mais uma vez no segundo tempo.
GOL ANULADO NO PRIMEIRO LANCE DO JOGO
O Corinthians foi às redes logo no seu primeiro lance nesta edição da Libertadores, porém quando a troca de passes corintiana encontrou o meia Giuliano, dentro da área, o camisa 20 estava à frente do penúltimo defensor do Liverpool. Ele serviu Fausto Vera, que vinha de trás, e na primeira finalização parou no goleiro Britos, mas no rebote colocou na rede. De toda forma, o lance não foi validado pela irregularidade na origem.
RENATO SENTE, CHORA E É SUBSTITUÍDO
Principal jogador do Corinthians, Renato Augusto atuou somente 13 minutos. O jogador sentiu o joelho direito sozinho, após pisar mais firme no gramado em uma disputa de bola. O meio-campista já havia ficado fora das quartas de final do Paulistão, contra o Ituano, no último dia 12 de março, por conta de um problema na mesma região sofrida na partida anterior, contra o Santo André. Ele fez um trabalho de quase um mês para se recuperar, mas não durou muito tempo em campo. O atleta deu socos no chão assim que teve o problema e também deixou o campo chorando.
NA TRAVE!
Após a saída de Renato Augusto, o Corinthians se abateu, e o Liverpool, que não tem nada a ver com isso, subiu as suas linhas e passou a ocupar mais o comando de ataque. Primeiro, Cabrera aproveitou a defesa corintiana mal postada para dar trabalho para Cássio. Porém, o centroavante negriazuri estava em posição irregular e, mesmo se marcasse, o gol não seria validado. Na sequência, Luciano Rodríguez acertou o travessão em uma cobrança de falta.
AH, O FUTEBOL...
O Corinthians, que parou de jogar após a saída do Renato Augusto, foi finalizar pela primeira vez, de forma válida, somente aos 40 minutos de jogo, com Fausto Vera aproveitando uma bola rebatida pela zaga e arriscando de fora da área e levando muito trabalho ao goleiro adversário. Na chegada seguinte, o Timão abriu o placar. O Timão conseguiu um escanteio em uma bola dividida por Yuri Alberto. Fagner bateu o tiro de canto, Balbuena subiu mais do que todo mundo e cabeceou o no canto esquerdo.
Balbuena, por sua vez, só foi titular por conta de uma lesão muscular sofrida pelo garoto Caetano dias antes da viagem ao Uruguai. O paraguaio é somente a quarta opção entre os zagueiros corintianos, atrás de Gil, que também foi titular em Montevidéu, Bruno Méndez, que estava suspenso, e do próprio Caetano.
Emprestado pelo Dínamo de Moscou, da Rússia, até o fim de junho, Balbuena não deve ter o seu empréstimo renovado, tampouco será comprado em definitivo pelo Timão. Somente se ele ‘virar o jogo’ e justificar a direção corintiana tentar um ‘sprint final’ pela permanência do atleta.
SEGUNDO TEMPO TEVE NOME E SOBRENOME: RÓGER GUEDES
O segundo tempo nem começou, e o Corinthians foi às redes novamente. Foi o começo do show do atacante Róger Guedes. Primeiro, ele aproveitou uma nova assistência do lateral Fagner, dessa vez com a bola rolando, cruzando na medida para o camisa 10 do Timão finalizar com rara precisão. Pouco depois, Guedes finalizou uma ótima construção corintiana, que começou com uma roubada de bola do Cantillo, que havia entrado no intervalo, passou por uma ótima subida do Fausto Vera e o passe final do Giuliano para a conclusão do atacante.
LIVERPOOL (URU) 0 X 3 CORINTHIANS
LIBERTADORES - GRUPO E - 1ª RODADA
Local: Centenário, Montevidéu (URU)
Data e Hora: 6 de abril de 2023, às 19h (de Brasília)
Árbitro: Andrés Rojas (Colômbia)
Assistentes: Dionisio Ruíz (Colômbia) e Sebastián Vela (Colômbia)
Árbitro de Vídeo: David Nicolas Rodríguez (Colômbia)
Público e renda: não informado
Cartões amarelos: Marcelo Meli (Liverpool); Gil e Fausto Vera (Corinthians)
Cartão vermelho: -
GOLS: 0-1 Balbuena (45'/1T); 0-2 Róger Guedes (3'/2T)
LIVERPOOL (URU)
Sebastián Britos; Gastón Martirena, Juan Izquierdo, Gonzalo Pérez e Miguel Samudio (Leandro Otormín, 32'/2T); Gonzalo Nápol, Marcelo Meli (Martín Barrios, 6'/2T) e Lucas Lemos (Mateo Antoni, 14'/2T); Alan Medina, Maicol Cabrea (Matías Silva, 32'/2T) e Luciano Rodríguez. Técnico: Jorge Bava.
CORINTHIANS
Cássio; Fagner, Gil, Balbuena e Fábio Santos; Roni (Cantillo, intervalo), Fausto Vera (Du Queiroz, 31'/2T), Giuliano (Paulinho, 31'/2T) e Renato Augusto (Maycon, 14'/1T); Róger Guedes e Yuri Alberto (Ángel Romero, 37'/2T). Técnico: Fernando Lázaro.
Fonte: Lance!
Mín. 22° Máx. 37°