Na última terça-feira, dia 6 de junho, o programa de Transporte Aeromédico e o Programa Coração Paraibano, realizou a transferência do bebê Luiz, de apenas 15 dias de nascido, da Maternidade de Patos para o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, na região Metropolitana de João Pessoa.
A médica pediatra Vandezita Mazzaro, da Maternidade Dr. Peregrino Filho, em Patos-PB, falou para a reportagem do programa Espinharas Notícias, e aproveitou para explicar que o bebê Luiz apresentou um problema de cardiopatia congênita após o nascimento, e teve que ser transferido de imediato.
De modo geral, Vandezita Mazzaro detalhou que essa má formação congênita impede a saída do sangue do coração para os pulmões. Por se tratar de uma cardiopatia dependente de canal, ela depende da manutenção desse canal arterial, e para isso é preciso o uso de medicações até que ocorra a primeira etapa cirúrgica de correção dessa alteração.
Portanto, desde que foi detectado o problema, que o bebê vem sendo medicado. Devido à necessidade, foi devidamente encaminhado para o Hospital Metropolitano onde uma equipe de cardiologistas clínicos e cirúrgicos darão sequência ao atendimento.
Diante da transferência bem-sucedida por meio do Transporte Aeromédico, a médica Vandezita Mazzaro enfatiza que tudo transcorreu dentro da normalidade em razão de uma assistência conjunta, através de programas da Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba, que juntos conseguem salvar vidas, desde o momento do nascimento, até o momento da maturidade.
Trata-se da REDE CUIDAR, composta por uma equipe especialista e multiprofissional para dar respostas efetivas no cuidado com a saúde do paraibanos.
Ouça mais detalhes no áudio que segue abaixo.
Matéria por Patosonline.com
Com informações da médica pediatra Vandezita Mazzaro
Mín. 24° Máx. 37°