Francisca Paula, gestante de 26 semanas relatou dificuldades em obter uma medicação necessária para o seu tratamento na farmácia básica. A paciente faz uso de Metadona para controlar a pressão alta e também utiliza outros medicamentos para o tratamento de dores crônicas relacionadas à fibromialgia. No entanto, há cerca de dois meses, a medicação tem estado frequentemente em falta na Farmácia do Jatobá.
A gestante afirma que precisa de duas caixas do medicamento por mês, mas tem enfrentado constantes problemas para adquiri-lo. A escassez tem causado preocupação, uma vez que o Metadona é essencial para o controle adequado da sua pressão arterial, garantindo a saúde tanto dela quanto do bebê.
Diante dessa situação, nossa equipe buscou esclarecimentos junto ao secretário responsável pela saúde no município, Leônidas Medeiros. O secretário afirmou que o Ácido Salicílico (AS), outro medicamento utilizado na atenção básica, nunca apresentou falta e sempre esteve disponível. No entanto, o Metadona, com apresentação de 500g, encontra-se em desabastecimento em nível nacional, assim como outros medicamentos. Na atenção básica tem disponível o de 250g.
Segundo Leônidas, a alternativa encontrada para resolver a situação é que a gestante passe por uma consulta médica para que seja feita uma nova prescrição, indicando a dosagem disponível do medicamento. Dessa forma, ela terá acesso à medicação necessária para dar continuidade ao seu tratamento.
Ouça os áudios:
Patosonline.com
Sonora: Rádio Espinharas FM
Mín. 22° Máx. 37°