O jovem Francisco de Assis, natural de Alagoas, mas que reside em Patos desde os 2 anos, entrou em contato com a redação do Patosonline.com nesta semana, para falar um pouco sobre seu trabalho como desenvolvedor de jogos e o novo projeto que está sendo criado por ele.
O game produzido com apoio do programador Wilander Rosa, do Espírito Santo, foi denominado The Punch Knight e é uma homenagem aos jogos clássicos, como Mario World, Mega Man X, Super Metroid, entre outros.
O jogo está sendo desenvolvido desde o ano de 2018, mas a falta de apoio financeiro vem dificultando a finalização do projeto. Francisco espera que os recursos da Lei Paulo Gustavo, que fomenta a cultura, seja um incentivo para a conclusão do game. Confira o relato feito por ele:
Olá, me chamo Francisco de Assis Pereira Silva, tenho 33 anos, sou natural de Maceió-AL, mas moro em Patos desde os meus 2 anos de idade, lugar de onde nunca saí e aprendi a amar. Comecei o desenvolvimento do meu game no final de 2018, quando por ser demitido do meu antigo emprego por pegar muito peso (sem usar o EPI não fornecido pela empresa) adoeci da coluna e ganhei hérnia de disco. Com o dinheiro do Seguro-Desemprego, eu tentei abrir um negócio, era auge das barbearias em Patos, mas não estava tendo muito sucesso na profissão de barbeiro. Então, nesse meio tempo, me inscrevi em um curso online de criação de games, naquele período eu assistia vídeo aulas pra tentar aprender a programar jogos e como desenho desde os meus 10 anos de idade, tive facilidade na criação das artes para meu game.
E inspirado pelos games que joguei do Nintendo em uma TV preto e branco, comecei a misturar gêneros e criar um jogo de ação chamado The Heaven Hand, mas que hoje se chama The Punch Knight, ele é uma plataforma de ação Hack Slash. Com ajuda de um programador que conheci no curso, eu desenhava para meu game e para o jogo dele, assim pagava a mão de obra da programação com arte. Mas o jogo dele ficou pronto e logo fiquei sem programador. Nesse período, eu busquei melhorar a arte do meu game e evitava divulgar conteúdo aqui em Patos, porque tinha medo de mostrar um trabalho incompleto, meus amigos do coletivo Sertão HQ, Aurelio Gomes Filho, Alex Souto e Roberto Nass, sempre me incentivavam a divulgar meu trabalho, mas o desenvolvimento de um game é complexo, não dependia só de mim como artista, embora tenha começado sozinho, era necessário um programador, um som designer e por trabalhar em sistemas de parceria a produção se torna instável, e por isso sempre havia optado pelo sigilo até a conclusão do projeto. Hoje tem um rapaz que me ajuda na programação, Wilander Rosa, ele é autodidata e mora em Linhares, no Espirito Santo, é um grande cara, é difícil encontrar pessoas talentosas e com disponibilidade de trabalhar de graça junto comigo na produção do game, e quando o jogo terminar seremos sócios, na empresa que desejo fundar a Cloud Ship Studio.
Atualmente, The Punch Knight tem uma beta jogável agora, mas estamos trabalhando em novos projetos e refazendo novas animações de inimigos, além de um novo cenário, então, decidi buscar a mídia e dizer que tenho esse projeto que homenageia clássicos como super Mario World, Mega Man X, Super Metroid, Castlevania, Donkey Kong Country 2, Ghost And Goblins, Demon's Quest, Aladin e muitos outros. E homenagens a desenhos clássicos dos anos 80, como Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball Z.
Atualmente, a produção do jogo vai sendo levada com muita coragem, sem qualquer financiamento em dinheiro ou apoio dos órgãos ligados a cultura, eu espero que essa matéria me ajude a conseguir algum tipo de patrocínio, ou quem sabe a atenção dos órgãos públicos da minha cidade referente a Lei Paulo Gustavo, que valoriza minha categoria de artista e minha manifestação de arte que é o game 2D. Eu espero que essa notícia chegue a Secretaria de Cultura, que valorize, artistas como eu, Roberto Nass, meu amigo e parceiro de quadrinhos, Aurelio Gomes Filho, e meu mestre Alex Souto.
Confira abaixo algumas imagens do game:
Por Patosonline.com
Mín. 22° Máx. 37°