No jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, o América-MG saiu na frente do Corinthians. A equipe mineira fez valer o mando de campo e bateu o Timão por 1 a 0, na Arena Independência, na noite desta quarta-feira (5). Juninho, ainda no primeiro tempo, foi o autor do gol da vitória. Os corintianos empilharam chances para empatar, principalmente no segundo tempo, mas pararam em uma ótima atuação do goleiro Mateus Pasinato.
Mesmo tendo feito uma boa segunda etapa, a derrota aumenta a pressão em cima do técnico Vanderlei Luxemburgo, que chegou à nona derrota em 17 jogos, tendo um aproveitamento de 31,3% à frente da equipe alvinegra.
O confronto de volta acontecerá no próximo dia 15 de julho, um sábado, na Neo Química Arena. O América tera a vantagem do empate. Vitória por um gol de diferença levará a decisão para os pênaltis. Não existe critério de gol fora de casa.
No entanto, as duas equipes têm a missão de fugir da zona do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Ambos entram em campo neste sábado (8), pela competição nacional. O Coelho visita o Coritiba, no Paraná. Já o Timão, jogará novamente em Belo Horizonte, mas dessa vez contra o Atlético-MG. As duas partidas acontecerão às 18h30 (horário de Brasília).
CORINTHIANS COMEÇA MELHOR...
Com uma forte marcação e ganhando o meio-campo, o Corinthians começou melhor na Arena Independência, em Belo Horizonte. Foram sete desarmes, todos eles certos, no primeiro tempo, por exemplo. E a boa postura defensiva fez com que o Timão saísse para o jogo e criasse as melhores oportunidades nos primeiros 20 minutos de partida. Na primeira, Róger Guedes invadiu a área pelo lado direito, mas não finalizou com força. Ainda assim, obrigou o goleiro Mateus Pasinato a fazer grande defesa. Depois, o garoto Gabriel Moscardo, que caiu nas graças de Vanderlei Luxemburgo, aproveitou o rebote deixado pela zaga americana e, na entrada da área, encheu o pé e mandou com perigo, mas por cima do gol. .
...MAS O AMÉRICA SE ANIMA E ABRE O PLACAR
Aos poucos, o América-MG foi organizando e criando as oportunidades, sendo a maioria protagonizada com o capitão Juninho, que viria a ser muito importante para o Coelho ainda na etapa inicial. Na primeira chance criada pelo meia, ele aproveitou a bola rebatida por Moscardo, após uma tentativa de tabela, e na sequência finalizou para fora, mas com perigo. Depois, Benítez arriscou de fora da área e obrigou uma grande defesa do goleiro Cássio.
Foi na terceira que a equipe mineira abriu o placar, e com Juninho. Lucas Kal acionou o camisa 8, que saiu da marcação de Gil e bateu cruzado, vencendo Cássio. O goleiro corintiano pulou atrasado em uma bola que era defensável.
AVELAR PERDE GOL INCRÍVEL
Logo no início do segundo tempo, o América teve grande chance de ampliar o resultado em um lance que começaria e terminaria com ex-corintianos. Everaldo lançou Juninho, que saiu na cara de Cássio e rolou para a pequena área, encontrando Danilo Avelar que, mesmo com o gol vazio, mandou para fora.
!TRABALHA PASINATO!
Após abrir o placar, o América-MG ficou mais confortável até o fim do primeiro tempo. O Coelho se fechou e esperou o Corinthians, que naturalmente tem dificuldades com a bola no pé. Até o fim da etapa inicial, o Timão chegou apenas duas vezes ao ataque, ambas na individualidade do atacante Róger Guedes e que pararam em boas defesas do goleiro Mateus Pasinato.
Mas foi no segundo tempo que o goleiro brilhou. Foram, pelo menos, cinco defesas muito difíceis, três delas na sequência. Entre os 28 e 30 minutos da etapa final, Pasinato brilhou em finalizações de Matheus Araújo, Biro e Róger Guedes. Antes, no início do segundo tempo, ele já havia parado Fausto Vera e Yuri Alberto. A trave também foi vilã do Corinthians, já que parou um grande chance de Róger Guedes, já próximo ao fim da partida.
Autor de grandes defesas, o goleiro Pasinato (foto) foi o grande nome do segundo tempo de América MG e Corinthians, pela Copa do BrasilFoto: Alessandra Torres/AGIF
AMÉRICA TEVE CHANCES DE AMPLIAR, MAS NÃO CONSEGUIU
Mas, embora o Corinthians tivesse jogado melhor no segundo tempo, o América também teve as suas chances de ampliar o marcador, ambas com Pedrinho. Nas duas, o goleiro Cássio defendeu.
LUXA PRESSIONADO
O Corinthians chegou ao seu 17º jogo comandado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo. E a derrota para o América foi a nona do treinador, que tem somente 31,3% de aproveitamento. A Copa do Brasil é uma das prioridades colocadas para o segundo semestre, junto com a fuga da zona do rebaixamento. Na boca do Z4 e com a possibilidade de ser eliminado na competição mata-mata deixa a situação do técnico próxima da insustentável.
Fonte: Lance!
Mín. 22° Máx. 37°