Os candidatos habilitados para concorrer às eleições do Conselho Tutelar 2023 realizaram neste sábado, 08 de julho, a prova objetiva. O certame foi aplicado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, na Escola Municipal CIEP V Maria Eudócia/Santa Terezinha.
Essa foi a segunda etapa do processo de escolha para membros do Conselho Tutelar. A prova foi composta por 20 questões sobre a Lei do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O presidente interino do CMDCA, Samyr Xavier, relatou a importância da realização da prova objetiva, um dos momentos cruciais no processo de escolha dos novos conselheiros e ressaltou que os candidatos passaram por um curso sobre o ECA e suas modificações antes da realização das provas.
O resultado com a relação de candidatos habilitados para a terceira etapa do processo será publicado nesta segunda-feira, 10 de julho, conforme cronograma, de acordo com o Edital e em seguida, será divulgada a relação final dos candidatos habilitados para a eleição.
A coordenadora da Comissão Eleitoral, Genilda Carvalho, explicou como serão as próximas etapas após a divulgação oficial do gabarito da prova e ainda destacou que o CMDCA juntamente com a Comissão tem realizado todo o trabalho para que o pleito eleitoral aconteça de forma tranquila e transparente.
O processo de escolha de Conselheiros Tutelares acontece no dia 01 de outubro, onde serão eleitos 10 conselheiros tutelares e dez suplentes para o quadriênio 2024/2028, cujos eleitos tomarão posse no dia 10 de janeiro de 2024.
Todo processo eleitoral está sendo realizado diretamente pelo CMDCA, com supervisão do Ministério Público.
Coordecom
Mín. 24° Máx. 37°