
O Promotor de Justiça Dr. Carlos Davi, representante do Ministério Público de Patos e membro da Promotoria do Patrimônio Público, concedeu uma entrevista exclusiva ao programa Espinharas Notícias na tarde desta terça-feira (11) e durante a conversa, um dos assuntos abordados foi a regressão no combate à corrupção no Brasil. Ele destacou que o atual momento é complexo e desafiador para aqueles que atuam na defesa do patrimônio público.
Dr. Carlos Davi expressou sua preocupação com a situação, mencionando que, no ano passado, por pouco a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) não foi aprovada. Essa aprovação teria dado aos promotores o direito de agir em cima de interesses políticos. Ainda hoje, várias propostas tramitam, e o Ministério Público enfrenta um período difícil, especialmente na área de defesa do patrimônio público.
O promotor ressaltou que a quantidade de pessoas nas ruas, lutando contra os desvios e denunciando os abusos, diminuiu drasticamente. As pessoas têm receio de perder seus cargos e se sentem intimidadas diante das possíveis consequências de suas ações. Dr. Carlos Davi enfatizou que embora exista uma lei de abuso de autoridade, ela estabeleceu critérios muito genéricos, o que não permite uma delimitação clara e objetiva dos limites de atuação.
Ao abordar a história do Brasil, o promotor destacou que o país viveu momentos de evolução e involução no combate à corrupção. Ele mencionou o marco representado pela assinatura da lei que proibiu o nepotismo, período em que o Brasil vivia um momento de euforia e superação do patrimonialismo. No entanto, Davi ressaltou que o próprio Supremo Tribunal Federal (STF), responsável por autorizar essa lei, flexibilizou suas exigências ao longo do tempo, retrocedendo em sua aplicação. Isso tem levado alguns agentes públicos a acreditarem que a coisa pública é uma extensão de suas casas, um espaço para atender a interesses pessoais.
O promotor concluiu que é fundamental fortalecer os mecanismos de combate à corrupção e buscar soluções efetivas para evitar retrocessos, mas infelizmente o momento é de retrocesso e intimidação.

Patosonline.com
Pronunciamento Cicinho Lima diz estar envergonhado e afirma que fez seu “papel de pai” ao conduzir João Lima à delegacia
Concurso público Paraíba tem 597 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 19 mil
Sonho realizado Sanfoneiro mirim paraibano realiza sonho de conhecer Flávio José: 'uma grande referência'
Show cancelado Prefeita de Mulungu cancela show de João Lima após denúncia de violência doméstica
Inusitado Família denuncia troca de corpos em velório de homem na Grande João Pessoa
Emergência Paraíba chega a 121 municípios em situação de emergência por desastres naturais
Campanha solidária Moradores se mobilizam para ajudar mãe e dois filhos após incêndio atingir residência em Mãe d’Água
Premiação Mega-Sena acumula em R$ 50 milhões e quatro apostas da Paraíba acertam a quina
Em Catingueira Cavalo de Pau e Gustavinho Sanfoneiro se apresentam neste domingo (18) na Festa de São Sebastião, em Catingueira Mín. 22° Máx. 36°