
O Promotor de Justiça Dr. Carlos Davi, representante do Ministério Público de Patos e membro da Promotoria do Patrimônio Público, concedeu uma entrevista exclusiva ao programa Espinharas Notícias na tarde desta terça-feira (11) e durante a conversa, um dos assuntos abordados foi a regressão no combate à corrupção no Brasil. Ele destacou que o atual momento é complexo e desafiador para aqueles que atuam na defesa do patrimônio público.
Dr. Carlos Davi expressou sua preocupação com a situação, mencionando que, no ano passado, por pouco a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) não foi aprovada. Essa aprovação teria dado aos promotores o direito de agir em cima de interesses políticos. Ainda hoje, várias propostas tramitam, e o Ministério Público enfrenta um período difícil, especialmente na área de defesa do patrimônio público.
O promotor ressaltou que a quantidade de pessoas nas ruas, lutando contra os desvios e denunciando os abusos, diminuiu drasticamente. As pessoas têm receio de perder seus cargos e se sentem intimidadas diante das possíveis consequências de suas ações. Dr. Carlos Davi enfatizou que embora exista uma lei de abuso de autoridade, ela estabeleceu critérios muito genéricos, o que não permite uma delimitação clara e objetiva dos limites de atuação.
Ao abordar a história do Brasil, o promotor destacou que o país viveu momentos de evolução e involução no combate à corrupção. Ele mencionou o marco representado pela assinatura da lei que proibiu o nepotismo, período em que o Brasil vivia um momento de euforia e superação do patrimonialismo. No entanto, Davi ressaltou que o próprio Supremo Tribunal Federal (STF), responsável por autorizar essa lei, flexibilizou suas exigências ao longo do tempo, retrocedendo em sua aplicação. Isso tem levado alguns agentes públicos a acreditarem que a coisa pública é uma extensão de suas casas, um espaço para atender a interesses pessoais.
O promotor concluiu que é fundamental fortalecer os mecanismos de combate à corrupção e buscar soluções efetivas para evitar retrocessos, mas infelizmente o momento é de retrocesso e intimidação.

Patosonline.com
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 36°