
Nesta sexta-feira, 21 de julho, o governo federal publicou um decreto que revoga o programa de escolas cívico-militares em todo o país. Com a decisão, o Ministério da Educação (MEC) tem um prazo de até 30 dias para propor um plano de transição, visando o término das atividades das escolas que aderiram ao programa.
O programa de escolas cívico-militares, implementado pelo governo federal na gestão passada em parceria com estados e municípios, tinha como objetivo promover uma gestão compartilhada entre militares e civis, buscando melhorar a qualidade da educação e reduzir a violência e a evasão escolar. No entanto, a decisão de revogar o programa foi tomada, e as escolas cívico-militares serão reintegradas ao formato regular de ensino.
Em Patos, a notícia pegou a Prefeitura de surpresa. A cidade contava com uma escola cívico-militar, o CIEP III Firmino Aires/Otto de Sousa Quinho, situado no bairro Jatobá, na Zona Sul da cidade. A secretária de Educação da Prefeitura de Patos, Adriana Carneiro, afirmou que o encerramento do programa nacional não irá atrapalhar o desenvolvimento das atividades no ano letivo.
Adriana Carneiro também destacou que a Secretaria de Educação irá analisar a viabilidade de dar continuidade ao projeto por conta própria. A ideia é estudar alternativas para manter o modelo de gestão compartilhada, que, segundo a secretária, vinha obtendo resultados positivos no ambiente escolar.
A decisão do governo de revogar o programa de escolas cívico-militares gerou diferentes reações em todo o país. Enquanto alguns defendem o retorno ao modelo regular de ensino, outros lamentam a interrupção de uma iniciativa que, em alguns locais, vinha apresentando resultados positivos na educação e no ambiente escolar.
Agora, com a revogação do programa, a comunidade escolar de Patos aguarda o posicionamento da Secretaria de Educação sobre o futuro da Escola Cívico-Militar e como as mudanças afetarão a educação no município.
Patosonline.com
Preocupação Secretário Willami Lucena diz que proprietários estão soltando animais nos fins de semana em Patos e orienta a população a denunciar esse tipo de prática
SEGURANÇA Agentes da Guarda Civil de Patos passam por curso de qualificação e habilitação do uso de pistola não letal
Nota de falecimento Morre aos 79 anos o ex-comerciante Osvaldo Marques Bezerra, fundador da Bom Passo Calçados
Pedido de ajuda Moradores pedem ajuda para cachorro ferido no Conjunto São Judas Tadeu, em Patos
Transtornos Moradores denunciam descarte irregular de resíduos e incêndio em área do conjunto Itatiunga, em Patos
Incêndio criminoso Moradora denuncia queimadas criminosas recorrentes no bairro Jatobá, em Patos
Ação solidária Grupo Impacto leva Natal solidário a famílias de Patos-PB na noite de 24 de dezembro
Evangelização Igreja Movimento realiza ações pelas ruas de Patos e leva orações e mensagens de fé à população
Serviços Diretora da Casa da Cidadania explica mudanças no agendamento de serviços nos últimos dias do ano Mín. 23° Máx. 36°