Nesta sexta-feira, dia 21 de julho, a cidade de Patos relembra os 3 anos da partida do artista, cantor e compositor Pinto do Acordeon, um ícone da música nordestina e brasileira, que faleceu em 2020, aos 72 anos.
Pinto morreu na madrugada do dia 21 de julho de 2020, vítima de câncer. Ele estava internado no Hospital da Beneficência Portuguesa, em São Paulo, desde o mês de janeiro daquele ano.
O filho Cicinho Lima, ao lado de sanfoneiros e músicos, esteve prestando uma homenagem na tarde desta sexta-feira (21), no Cemitério Jardim da Paz, onde ele foi sepultado. Veja o vídeo abaixo:
Francisco Ferreira Lima, ou simplesmente "Nego Pinto", como era carinhosamento chamado, nasceu no município de Conceição, no Sertão paraibano, mas construiu boa parte de sua história na cidade de Patos.
Ele se tornou popular a partir de apresentações que realizava junto a trupe de Luiz Gonzaga. Ao longo de sua carreira, gravou cerca de 20 álbuns, com a música "Neném Mulher" sendo uma das obras mais conhecidas do repertório. A música, inclusive, recebeu uma adaptação, com uma versão chamada "Paixão de Beata", e foi trilha sonora da Novela Tieta do Agreste, da TV Globo, na década de 1980.
Pinto escolheu a Capital do Sertão para ser o local do descanso eterno e foi sepultado no Cemitério Jardim da Paz.
Mesmo com os devidos cuidados, diante da pandemia da Covid-19 na época, foi difícil segurar as pessoas para que não se aproximassem do Cortejo Fúnebre do cantor, já que o mesmo desfrutava de um carinho enorme dos patoenses.
Muitos músicos, sanfoneiros e cantores estiveram prestando homenagens no velório.
O corpo de Pinto desfilou em carro aberto pelas ruas de nossa cidade e no final da tarde, embaixo de muitas homenagens foi sepultado.
Relembre a cobertura feita pelo Patosonline.com:
Por Felipe Vilar - Patosonline.com
Mín. 24° Máx. 37°